plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
JULGAMENTO

PCDs: pais fazem ato contra restrições por planos de saúde

O STJ julga os recursos que podem limitar a cobertura de planos de saúde sobre o tratamento de pessoas com deficiência.

Imagem ilustrativa da notícia PCDs: pais fazem ato contra restrições por planos de saúde camera Pais e responsáveis temem que decisão afete pessoas com deficiência, doenças graves e raras. | Pryscila Soares/Diário do Pará

Esta quarta-feira (23) é um dia decisivo para as pessoas com deficiência que fazem tratamentos e acompanhamentos especializados através de planos de saúde. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga os recursos que podem restringir a cobertura das operadoras em relação as terapias.

Escolas devem garantir direitos das pessoas com deficiência

Em Belém, uma manifestação foi realizada na tentativa de somar na mobilização nacional, que está sendo montada para sensibilizar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Pais e mães de crianças com deficiência se mobilizam em Belém
📷 Pais e mães de crianças com deficiência se mobilizam em Belém |Pryscila Soares/Diário do Pará

Carlos Henrique Froes, da Comissão da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA), explicou que esse julgamento é o resultado de ações e recursos impetrados pelas próprias operadoras de planos de saúde, que chegaram na esfera do STJ.

"Pais e mães de crianças com deficiências têm conseguido os tratamentos dos filhos na Justiça, por meio de liminar", pontuou ele, que também acompanhou o ato na capital paraense.

Segundo o defensor público Cássio Bitar, a decisão do STJ poderá impactar milhões de pessoas e por isso é fundamental que a sociedade civil se mobilize. Entenda melhor no vídeo:

Jader quer novos tratamentos para câncer em planos de saúde

A manifestação ocorreu em frente a uma clínica em Belém. Segundo o coordenador Otávio Therasuit, o objetivo "é mostrar para os juristas e para a sociedade que o resultado do julgamento pode prejudicar muitas pessoas que precisam de acompanhamento especializado, principalmente as crianças", frisou ele, ressaltando que "todos precisam de acesso e de garantia a tratamentos, medicamentos e outros serviços relacionados à saúde".

PCDs: pais fazem ato contra restrições por planos de saúde
📷 |Reprodução/Ascom

O processo que será julgado a partir das 13h, com transmissão pela internet, pode modificar e restringir os procedimentos médicos obrigatórios cobertos pelos planos de saúde em todo o Brasil. Na prática, se aprovado, procedimentos que não estão na lista da Associação Nacional de Saúde (ANS) podem não ser cobertos pelos planos.

Saúde quer rebaixar pandemia da covid-19 para endemia

Pais, responsáveis e manifestantes afirmam que, se a lista da ANS for considerada taxativa ao invés de exemplificativa, pessoas com deficiência, doenças graves e raras podem ser afetadas.

De acordo com o defensor público Cássio Bitar, "a DPE-PA, através do Núcleo de Defesa do Consumidor vê com grande preocupação o julgamento no STJ sobre o rol de procedimentos obrigatórios da ANS imposta aos planos de saúde. Se no julgamento for reconhecido que o rol deve ser taxativo, milhões de usuários devem perder o direito a tratamentos e medicamentos fornecidos pelos planos, pelo simples fato de não estar na referida lista ou rol".

Ainda segundo Bitar, "entre 2017 e 2022 a Defensoria já propôs mais de 200 ações contra planos de saúde pela negativa de atendimento, em Bia parte dos casos pelo fato de o tratamento, em que pese não estar na lista da ANS ter sido receitado pelo médico especialista que atende o paciente e ter reconhecimento na literatura médica especializada. Além das ações individuais a DPPA tem procedimentos coletivos que visam apurar a responsabilidade das operadoras nestes casos", finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias