plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

Programa Amazônia 360º inscreve até sexta (04) em Belém 

Programa que é iniciativa do Itaú Unibanco e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia recebe inscrições de projetos de Belém, Manaus, Macapá e Porto Velho

Imagem ilustrativa da notícia Programa Amazônia 360º inscreve até sexta (04) em Belém  camera Divulgação

O programa Amazônia 360º tem como objetivo desenvolver jovens empreendedores e modelos de negócio sustentáveis por meio de dinâmicas, oficinas e simulações de empreendedorismo voltados a negócios de baixo impacto ambiental, e está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (04) para jovens da Região Metropolitana de Belém. Além da capital paraense, as inscrições seguem abertas para Manaus (AM), Macapá (AP) e Porto Velho (RO). O programa é uma iniciativa parceira do Itaú Unibanco e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

“O futuro da Amazônia dependerá do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono que seja compatível com a floresta e seus serviços ambientais ecossistêmicos. Com um bônus demográfico importante na região, a juventude da Amazônia deve ser fortalecida para que assumam o papel de protagonistas nessa mudança de conceito e padrão para um futuro promissor. Por isso, atuamos fortemente com a juventude Amazônida em projetos como o Amazônia 360º em parceria com o Itaú Unibanco. Uma jornada em quatro capitais da Amazônia para formação de jovens empreendedores que observem e identifiquem, na maior floresta tropical do mundo, oportunidades de negócios capazes não só de alcançarem mercado externos, mas principalmente de gerarem renda, conservação ambiental e desenvolvimento social”, afirma Raphael Medeiros, diretor-executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

A expectativa é beneficiar cerca de 1.200 jovens de 18 a 29 anos residentes na região. O Amazônia 360º fortalecerá as bases para o desenvolvimento sustentável na região, onde residem 4 milhões de jovens com idade e escolaridades compatíveis com o programa. Assim, as atividades propostas buscam, por meio da atuação direta na formação empreendedora socioambiental, capacitar uma geração apta a formar renda e prosperidade de forma limpa e alinhada com as novas demandas sociais por preservação e utilização consciente de recursos naturais.

“Com o lançamento do Amazônia 360, o Itaú Unibanco busca apoiar as demandas e necessidades dos negócios sustentáveis da Amazônia por meio do fomento ao empreendedorismo de jovens da região. Com isso, conseguiremos desenvolver novas ideias e planos de transição para uma economia voltada aos negócios de impacto positivo”, afirma Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.

A expectativa é beneficiar cerca de 1.200 jovens de 18 a 29 anos residentes na região
📷 A expectativa é beneficiar cerca de 1.200 jovens de 18 a 29 anos residentes na região |Divulgação

FORMAÇÃO

Parte integrante de ações regionais propostas pelo Itaú Unibanco no âmbito do Plano Amazônia, iniciativa criada em 2020 com o objetivo de preservar a floresta e promover impacto positivo na região, as oficinas serão desenvolvidas em três etapas: capacitação, simulação e desenvolvimento de produtos verdes para o mercado.

A primeira etapa consiste em oficinas virtuais, com carga horária de até 10 horas, e o objetivo de esclarecer pontos sobre a economia da Amazônia, empreendedorismo sustentável, ferramentas e oportunidades. O segundo momento é a Oficina Pré-Aceleração, com exercícios sobre modelagem de negócios e validação de protótipo. E a terceira fase, como etapa de conclusão, acontecerá com demonstrações de viabilidade de implementação e reconhecimento de projetos que mais avançaram no período. Ao todo, a iniciativa tem duração de 12 meses.

Belém será a cidade de estreia do projeto. As inscrições acontecem pelo site Amazônia 360º e são gratuitas. Serão levados em consideração, além da região do candidato, critérios como raça e gênero para a seleção dos participantes.

O Amazônia360° também conta com apoio de instituições ligadas ao empreendedorismo local nas cidades de atuação do projeto, sendo elas: Instituto Federal do Amapá (IFAP), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Instituto Federal do Pará (IFPA), Sebrae (Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia), além do Amapá TEC.

EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é atuar na promoção e articulação de negócios sustentáveis na Amazônia, que já despertou mais de 1500 mil jovens, além de apoiar a criação de 115 ideias empreendedoras na região. Atua na formação, capacitando empreendedores com foco em negócios sustentáveis nas áreas florestal, de biodiversidade e de uso do solo na Amazônia. Realiza e apoia programas de despertar, pré-aceleração e aceleração, para impulsionar negócios sustentáveis na Amazônia, por meio de parcerias com agências de fomento, empresas privadas, universidades, organizações socioambientais, associações, cooperativas de pequenos produtores rurais, entre outros. “Ampliar a criação de oportunidades e o desenvolvimento de novas ideias de negócios inovadoras e sustentáveis na região é nossa visão de futuro, percebendo que há cada vez mais jovens interessados em empreender na Amazônia” afirma Manuele Lima, coordenadora de Projetos do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

SERVIÇO:

O projeto Amazônia 360º inscreve na região metropolitana de Belém até a sexta-feira dia 04/03; 25/03 para a região metropolitana de Manaus; 14/04 para Macapá-AP; e 29/04 para Porto Velho. Saiba mais em http://amazonia360.centroamazonia.org.br/ ou pelas redes sociais @centroamazonia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias