Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$
VACINAÇÃO

Covid-19: chegam 61 mil doses para vacinar crianças no Pará

As doses serão destinadas às crianças de 5 a 11 anos

sexta-feira, 04/03/2022, 15:47 - Atualizado em 04/03/2022, 15:47 - Autor: Ag. Pará

Google News

Servidores na recepção das vacinas pediátricas em Belém
Servidores na recepção das vacinas pediátricas em Belém | Marco Santos / Ag. Pará

A busca pela prevenção e imunização à covid-19 continuam no Pará. E nesta sexta-feira (4), mais uma remessa de vacinas chegaram em solo paraense para alegria de milhares de famílias que poderão continuar vendo suas crianças sendo vacinadas.

Após chegarem ao Aeroporto Internacional de Belém, as doses foram encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Em seguida, elas serão enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) inclui a distribuição das doses e dos insumos para todos os municípios. Cada um recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação atingida.

Segundo o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, são vacinas importantes para imunizar as crianças. “Reforço a importância dos pais e responsáveis em levarem seus filhos aos postos onde estão sendo aplicadas as vacinas”, alertou. 

O secretário também lembra que, tanto para a imunização das crianças, é necessário o acompanhamento de pai, mãe ou responsável. “É preciso estar atento para o intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a covid-19 e as demais vacinas do calendário infantil de imunização”, alerta. 

A vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos apresenta dosagem, composição e concentração diferenciadas. A tampa do frasco do imunizante ajuda a não confundir o tipo de vacina: laranja para crianças e roxo para adultos, a fim de auxiliar os profissionais de saúde na hora da aplicação e alertar aos pais e responsáveis.

Ambiente específico

As secretarias municipais de Saúde também devem estar atentas a outras recomendações, como aplicar a vacina em crianças em ambiente específico e separado da vacinação de adultos, acolhedor e seguro. Após imunizadas, as crianças devem ficar por pelo menos 20 minutos no local para observação, em caso de eventuais reações.

As Unidades Básicas de Saúde precisam evitar que a vacina contra a Covid-19 seja administrada junto com outras vacinas do calendário infantil. A orientação da Sespa é cumprir um intervalo de 15 dias entre uma aplicação e outra. Não é recomendável, ainda, que a vacinação a crianças seja em postos na modalidade drive thru.

No Pará, 1.151.403 crianças de 5 a 11 anos estão aptas à vacinação contra a Covid-19. Desse total, 198.979 crianças já tomaram a primeira dose, correspondendo a 13,31% desse público alvo, segundo dados contidos no Vacinômetro da Sespa.  

SERVIÇO

Informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página do Vacinômetro.

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS