Em 16 de fevereiro, no município de Muaná, no Marajó, um filhote de peixe-boi com, aproximadamente, um mês de vida foi encontrado por um pescador da região depois de ter encalhado em um banco de areia. Separado da mãe e bastante debilitado, o pequenino foi socorrido às pressas por um grupo de preservação da região e encaminhado para Belém depois de ter ficado 20h afastado de seu habitat.
Embora o resgate de Muaná a Belém tenha sido bem sucedido, o filhote, batizado pela equipe de resgate como Moana Joroquinha, estava com a saúde em situação crítica, mesmo sob os intensos cuidados na capital.

Apesar dos esforços de toda a equipe que atuou no trabalho de recuperação, Moana infelizmente não resistiu. De acordo com a prefeitura, a motivação da morte será divulgada após o resultado do laudo da necropsia.
O filhote era o único da espécie no Bosque. Antes de Moana, existia “Cajuru”, que faleceu aos 63 anos em 2020. Cabe ressaltar que o peixe-boi da Amazônia é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar