plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Quer ganhar mais dinheiro ou emagrecer?

Para 50% dos ouvidos, a resposta foi “ganhar mais dinheiro” e, na segunda posição, “emagrecer” para 43% da amostragem, que podia selecionar mais de uma opção sugerida, como “ficar mais perto da família (34%) ou mesmo reformar a casa (29%), terceiro e quarto mais citados respectivamente.

Imagem ilustrativa da notícia Quer ganhar mais dinheiro ou emagrecer? camera Alex Dula: trabalho como autônomo deixo menos tempo para praticar exercícios | Wagner Santana/ Diário do Pará

Dizem no Brasil que o ano só começa depois do Carnaval. Se a afirmação é verdadeira ou não, é fato que 2022 está apenas no começo e a cada vez que o ciclo de 12 meses se renova é comum que se faça resoluções e se trace planejamentos novos para serem cumpridos até 31 de dezembro.

Com essa lógica, uma pesquisa feita pela Hibou – Monitoramento de Mercado e Consumo com 1.836 pessoas, em todo o País, questionou quais desejos os entrevistados tinham como prioridade em suas listas de desafios? Para 50% dos ouvidos, a resposta foi “ganhar mais dinheiro” e, na segunda posição, “emagrecer” para 43% da amostragem, que podia selecionar mais de uma opção sugerida, como “ficar mais perto da família (34%) ou mesmo reformar a casa (29%), terceiro e quarto mais citados respectivamente.

Em busca de ajudar na realização dos dois desejos mais escolhidos, o DIÁRIO foi ouvir especialistas – nutricionista, personal trainer e educador financeiro –, para detalharem o caminho das pedras a ser percorrido até dezembro na missão de ganhar mais dinheiro e emagrecer. Mas, não sem antes ouvir um dos inúmeros brasileiros que, conforme a pesquisa mostrou, está nessa luta. Foi assim que chegamos ao autônomo Alex Dula, 30 anos, que explica ter ficado com essas duas “pendências” para
resolver agora em 2022.

“Com esse meu trabalho autônomo e saída do antigo emprego, faço meu horário, não fica mais tão corrido. Mas fiquei com menos tempo de me exercitar como antes, então ficou essa pendência”, explica. “Nessa rotina de ser pai, marido e ter tempo com os filhos, não sobra tempo para me exercitar, isso me incomoda. O Kleyton (Pereira, nutricionista) me dá apoio nessa parte. Estou estruturando para ficar fixo na academia, definindo horário”, almeja.

Sobre as finanças, Alex pontua que além de já ser pai de uma menina, matriculada em uma escola particular (outro de seus desejos), terá mais um bebê em breve, já que a esposa está grávida, o que vai exigir um orçamento maior e também pesou na hora de definir sua vida profissional. O autônomo abriu mão da estabilidade de um emprego de carteira assinada para se dedicar integralmente ao que antes era um trabalho à parte, a administração de uma locadora de carros.

“Abri o CNPJ da minha empresa tem seis meses. Eu fazia esse trabalho paralelo, mas vi que tem um potencial de ganho bem maior, então pedi demissão para me dedicar exclusivamente a esse negócio. Quando eu acumulava os dois, não conseguia resolver todas as coisas”, justifica.

“É uma luta constante. Trabalho, alimentação, estou fechando plano na academia. Estou acima do peso, mas não é nada absurdo. Tento equilibrar tudo. Quero ter uma reeducação alimentar para estar saudável, estar bem dos meus índices saúde”, conta.

DINHEIRO

No aspecto econômico, o coordenador do Grupo de Educação Financeira da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará, Alexandre Damasceno, avalia que o desejo de ter mais dinheiro é normal, ainda mais em um momento de crise como o Brasil atravessa. “Todo mundo vincula sua felicidade a ter dinheiro. Estamos em um momento desfavorável em relação a emprego, inflação, tudo isso agrega na relação
com o dinheiro”, observa.

“Buscar o dinheiro não é problema, mas tem que saber como vai atrás dele. O princípio básico é o trabalho”, lembra Damasceno. “Para economizar, tem que ter planejamento, uma relação adequada de consumo. O poupar vai te ajudar a investir, mas a ilusão do querer ter pode antecipar situações problemáticas e até a ganância, que pode trazer problemas com esquemas de pirâmides, criptomoedas”, cita.

Segundo Alexandre Damasceno, que é matemático, é preciso cautela. “Tenha conhecimento do que vai fazer sobre seu recurso. Imagina você perder o suor do seu trabalho?”, questiona. “O primeiro passo é entender o que se tem como objetivo, de conquistar tal recurso até o fim do ano e trabalhar para isso. O outro passo é o conhecimento, investir, entender. É preciso buscar instituições financeiras credenciadas nesses investimentos”, comenta.

“Existem rendas fixas e variáveis e é preciso ter o mínimo de conhecimento. Se tu tens um dinheiro que possa aplicar e não usar logo de imediato, aí tu podes fazer aqueles investimentos mais ousados, fundos imobiliários, bolsa de valores”, detalha. “Cuidado com as facilidades. Pensa numa inflação de 10% ao ano e te oferecem num mês 10%. Quando é muita facilidade, tem que desconfiar”, alerta.

Sendo assim, o educador financeiro pontua que é preciso estabelecer uma meta e, dessa meta, entender quanto se ganha e quanto se tem
que poupar para atingi-la.

Não tem milagre. É boca fechada e muito exercício

Passada a lição de economia, é hora de partir para os cuidados com a saúde. Com a pandemia e a obesidade apontada como fator de risco para quadros graves de Covid-19, o desejo de perder os quilos em excesso é plenamente justificável. Mas, infelizmente, nesse caso, não existem milagres, lembram os especialistas. Portanto, fechar a boca e suar a camisa com atividades físicas ainda é a melhor forma de atingir essa meta, o que não significa sofrer.

“As pessoas têm esse mito de que o emagrecimento é algo sacrificante. Não precisa ser sacrificante, mas precisa ter um foco e conhecimento que vem de um auxilio profissional”, recomenda o nutricionista Kleiton Pereira, que atua em uma academia de Ananindeua. “O pessoal acha que tem que parar de comer, cortar coisas que adoram. Emagrecimento não é isso. Eu trabalho com o que o povo gosta de comer e faço um controle
sobre isso”, ressalta.

“Vemos o VET (valor energético total) do paciente e destrinchamos isso no valor calórico que ele gasta diariamente”, descreve. “Quando encontramos isso, vemos o quanto ele pode comer diariamente. É um controle alimentar. As pessoas pedem para não tirar a farinha. Não precisa tirar, mas podemos reduzir. Se eram cinco colheres, agora são três”, exemplifica. “São esses conhecimentos da nutrição que passamos para o paciente”.

Kleiton lembra que a associação da dieta balanceada e saudável com a atividade física vai ajudar na queima mais rápida das calorias e, por tabela, dos quilos indesejáveis. “Aliando os dois, é muito mais rápida a perda de peso”, garante. “Mas, é fundamental o acompanhamento profissional. Não é só cortar carboidrato, que é a principal fonte de energia. Às vezes você decide fazer atividade física e fica com essa dieta restrita uma semana, mas depois fica com estresse, fadiga,
porque não tem energia”.

Para quem é sedentário e tem hábito alimentar ruim, a boa notícia é que começar a ser mais saudável traz resultados iniciais em pouco tempo. “Com uma alimentação balanceada e atividade física, você vai começar a emagrecer. No mês que vem já vai baixar de peso, terá um corpo mais adaptado aos treinos, um bem-estar maior”, afirma. “Tenho pacientes que eram obesos e antes de chegarem ao consultório, haviam cortado os refrigerantes. Só de abdicarem disso, alguns perderam até 10kg em dois meses”, dá a dica.

Para completar, Kleiton explica que emagrecer não significa perder peso. “Quando você começa a fazer alimentação balanceada junto da atividade física, você não tem somente perda, mas ganho de massa muscular. Você emagrece e define massa muscular”, cita. “Emagrecimento é diferente de perda de peso, emagrecimento tem relação com perda de gordura corporal”.

TREINO

Já que a ordem é botar o ‘shape’ pra jogo, o personal trainer Júnior Mineiro se vale da experiência com os alunos de duas academias e das aulas no CJM Treino Funcional para completar a tríade de um 2022 com os desejos realizados. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que pelo menos 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas e anaeróbicas devem ser feitas por pessoas adultas ao menos três vezes por semana”, destaca. “Para as crianças e adolescentes, são 60 minutos por dia”, continua.

“No começo do ano, teve uma procura muito alta pela busca do emagrecimento nas academias e, agora, com a amenizada da pandemia, muitos estão correndo atrás do prejuízo, ainda pela virada do ano, festas de carnaval, ceias, férias, consumo excessivo de alimentos, bebidas alcóolicas, coisas que prejudicam a perda de peso”, relata Júnior Mineiro. “Para emagrecimento, inicialmente, indico as caminhadas ao ar livre, dança, treino funcional e musculação, que é a base de tudo para emagrecimento e gasto energético. São atividades mais acessíveis”, considera. “Mas, é importante ter acompanhamento de um profissional de educação física para evitar lesões e desconforto”, recomenda.

OPINIÃO

RETRATO DO BRASIL

Para o antropólogo Romero Ximenes, a pesquisa é um fiel retrato do atual momento do Brasil. “É a conjuntura brasileira. Há um quadro de desemprego muito grande, que significa falta de renda, de comida, de habitação etc. Então há luta pelo emprego, aumento da renda, não perda da renda, que é decisivo na vida de qualquer
pessoa”, comenta.

“É altamente justificável. As pessoas estão perdendo renda e emprego. Já a questão da aparência, perder peso, é recomendado pela medicina. A obesidade oferece risco à saúde humana, os médicos todos dizem isso. E do ponto de vista estético, hoje, ser magro é ser mais bonito. É a estética da época”, analisa.

BOTE EM PRÁTICA ESSAS DICAS

GANHAR DINHEIRO

1 – Estabeleça quanto quer ganhar e até que período. Defina como fazer isso. Mude hábitos, monte um cronograma de pequenas metas, em curto, médio e longo prazo. É fundamental registrar isso e acompanhar. Nunca invista em uma única aplicação financeira. Se você tiver perda, outro investimento
pode compensar.

2 – Tenha em mente que planejamento financeiro é essencial porque você vai entender tudo que está fazendo, desde a mudança de hábito até conquistar o sonho. Consulte um especialista.

3 – Lembre-se que educação financeira não tem propósito de enriquecer, mas de gerar um bem-estar financeiro. Não é preciso ser muquirana. É ter uma vida confortável, jantar fora sem comprometer a renda, planejar uma viagem em seis meses e ter como ir sem prejuízo pro bolso. É gerar fundo de reserva, de emergências.

EMAGRECER

1 – Associe boa alimentação com atividade física, não há como fugir dessa regra.

2 – Comece com uma caminhada ao ar livre, uma atividade que gaste calorias e que não seja vista como um sacrifício por você.

3 – Lembre-se que ter um acompanhamento de profissionais como nutricionista e educador físico ajuda a manter o planejamento com segurança e não ser vítima do
efeito sanfona.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias