O governador do Pará, Helder Barbalho, assina hoje as ordens de serviço para o início da construção de creches pelo programa “Creches por todo o Pará”. Ao todo, mais de R$ 400 milhões serão investidos.
A iniciativa visa garantir vagas para crianças de zero a cinco anos de idade, além de possibilitar que as mães possam deixar seus filhos em segurança para ocupar espaços no mercado de trabalho. É uma forma de reconhecimento à luta da mãe paraense, no Dia Internacional da Mulher.
Para Rayssa Freitas, mãe da Maria Eduarda (nove anos), do Patrick Roberto (quatro anos) e Pietro Freitas (três meses), “Com essa oportunidade, eu poderei colocar meus filhos em uma dessas unidades e poderei trabalhar. Assim será possível dar uma vida boa para eles. É complicado conseguir alguém para cuidar de três crianças. Além do carinho que algumas pessoas não têm, o valor cobrado pelo serviço é sempre elevado, cerca de um salário mínimo. No meu caso, eu não tenho essa condição”, disse.
“O creche por todo Pará é um grande projeto de proteção a infância, que busca não apenas assegurar às mães o cuidado com seus filhos, de forma segura, oportunizando o trabalho, mas também a correção do fluxo escolar, onde este aluno ingressa na escola na idade certa, passando por um processo de acolhimento e aprendizagem na primeira infância”, explica a secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga. “Serão, ao final da implantação, 149 unidades, em 144 municípios. A cada ano, quase 30 mil crianças terão a oportunidade de estar em um local confortável”, completou.
O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Cada unidade escolar vai atender a 200 crianças.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar