plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMPOSTO DE RENDA

Declarar IR mesmo sem ser obrigado tem vantagens

O prazo para entregar a declaração já começou e vai até 29 de abril.

Imagem ilustrativa da notícia Declarar IR mesmo sem ser obrigado tem vantagens camera Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O período para prestar contas com o leão da Receita Federal já iniciou. Segundo o órgão fiscal, somente no Pará, a expectativa é que mais de 700 mil pessoas declarem Imposto de Renda (IR) neste ano. Porém, o que poucos sabem é que pode ser interessante enviar a declaração mesmo não sendo obrigado, como é o caso das pessoas que receberam rendimentos tributáveis inferiores a R$28.559,70 no ano de 2021.

Preço do pão já subiu mais de 10% nas padarias de Belém

Governo decide antecipar 13º de aposentados do INSS

“São várias as situações em que esse envio pode ser vantajoso. Uma delas, por exemplo, é para aquelas pessoas que tiveram valores retidos em 2021. Mesmo não atingindo o teto de obrigatoriedade, ao fazer a nova declaração esse contribuinte tem a oportunidade e o direito de resgatar um saldo que pode ter ficado retido anteriormente”, explica o contador Cleber Albuquerque.

Para quem pretende fazer um financiamento ou até mesmo uma viagem para fora do país, a declaração do imposto de renda também ajuda, diz o especialista. “Com o documento da declaração, essa pessoa terá vantagens nas taxas bancárias, caso queira fazer um financiamento ou facilidade, por exemplo, na hora de emitir um visto para sair de férias e viajar”, disse.

Outra vantagem da declaração não obrigatória é que o contribuinte tem o ano todo para enviar sua declaração, sem correr o risco de ter que pagar multa por passar do período estipulado aos que são obrigados. “Pode ser que no decorrer do ano seja necessário fazer alguma comprovação de renda e a declaração é uma forma de fazer isso. Nesse caso, o acesso será mais fácil por não ter aqui um período fixo de envio do documento”, destacou.

MALHA FINA

Mesmo que não seja obrigatório o envio, quem deseja fazê-lo deve ficar atento ao preenchimento da declaração para não cair em malha fiscal. “Você não sendo obrigado a declarar, não quer dizer que não corra esse risco. Ao decidir enviar é preciso saber preencher todos os campos adequadamente, porque se a receita verificar algum erro após fazer uma restituição, ela pode cobrar a devolução dos valores pagos”, alertou o contador.

Dependendo de cada perfil, o próprio sistema dará dicas de qual será o melhor modelo de declaração a ser preenchido. “Antes de tudo é preciso se planejar, separar e organizar toda a documentação que será necessária. No momento do preenchimento o sistema vai orientando o que fazer. Sabemos que é um processo complicado, até mesmo para quem está acostumado. Então, no caso de dúvidas é melhor solicitar o auxílio de um profissional capacitado, que no caso é um contador”, orienta Cleber.

“É preciso que as pessoas saibam desses benéficos e usem a declaração ao seu favor. Esse é um documento que dá vantagens ao longo de todo o ano e também, ajudar em novas oportunidades para realizar planos que talvez possam estar sendo elaborados. Mas para isso é necessário fazer o envio de maneira correta”, concluiu o contador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias