plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SERVIÇO DE ESGOTO

Pará tem 3 cidades no ranking do pior saneamento do Brasil

Pesquisa fez uma análise da situação do saneamento básico brasileiro.

Imagem ilustrativa da notícia Pará tem 3 cidades no ranking do pior saneamento do Brasil camera Estudo analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. | Reprodução

O saneamento básico é muito importante para uma região e engloba serviços como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, dentre outros. É um direito garantido pela Constituição Federal e instituído pela Lei nº. 11.445/2007.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil e divulgada nesta terça-feira (22), para celebrar o Dia Mundial da Água, fez uma análise dos indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil.

O estudo considerou os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2020.

Bandido é morto durante tentativa de assalto em Nazaré

Concursos no Pará têm 618 vagas e salários de até R$ 15 mil

A pesquisa traz um panorama do saneamento básico no Brasil. As cidades nas primeiras posições do ranking são dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Já as que apresentam os índices mais baixos estão no estado do Rio de Janeiro e na região Norte e Nordeste.

De acordo com o estudo, foi constatada que a cobertura de água tratada teve aumento, passando de 93,5%, em 2019 para 94,4%, em 2020. O acesso a coleta de esgoto também cresceu de 74,5% para 75,7%, e o e esgoto tratado foi de 62,2% para 64,1%. Já o desperdício de água também subiu, passando de 35,7%, em 2019 para 36,3%, em 2020.

Em primeiro lugar no ranking do saneamento básico está a cidade de Santos (SP), seguida de Uberlândia (MG) e São José dos Pinhais (PR). Três cidades do Pará apresentaram índices mais baixos. São elas: Ananindeua, Belém e Santarém.

VEJA TAMBÉM:

Governo zera imposto do etanol e de alimentos; entenda!

Preço do pescado está 9% mais caro em supermercados de Belém

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias