A repercussão da aprovação do reajuste da tarifa de ônibus para R$ 5, pelo Conselho Municipal de Transportes de Belém, gerou uma manifestação por boa parte dos usuários do transporte coletivo. A proposta segue para sanção do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), que poderá acatar ou não  esse valor.

Na manhã desta quinta-feira (24), enquanto a reunião do Conselho era realizada para deliberar o novo valor da passagem, um grupo de estudantes que fazia um ato em frente ao shopping onde atualmente funciona a sede da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

A manifestação reunia representantes do movimento estudantil e dos coletivos Juntos Correnteza, UJS, Afronte, MPJ, Levante e Vamos à Luta. Num determinado momento um grupo tentou entrar no shopping para se dirigir até a Semob, mas foi contido pela Guarda Municipal de Belém.

Enfermeiro paraense é morto após reagir a assalto

Durante o tumulto, os guardas municipais usaram spray de pimenta. O odor do gás prejudicou até outras pessoas que estavam no local, inclusive idosos. Alguns estudantes passaram mal. Houve empurrões também, como pode ser visto neste vídeo:

Em nota, a Guarda Municipal de Belém informou que atuou preventivamente para garantir a ordem pública durante as ações de manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus. Contudo, um grupo de pessoas tentou ocupar o local gerando tumulto.

2 milhões de páginas vistas num dia: novo recorde do DOL

A GMB não respondeu ao questionamento da reportagem se considera que houve exagero da força - uma vez que spray de pimenta foi utilizado. Limitou-se a dizer que o ato foi isolado e que a gestão preza pelo diálogo. "Após esse momento tumultuado, os estudantes solicitaram uma conversa com a Semob e os representantes de governo, e foram atendidos", encerra a nota.

À tarde, a Comunicação da Prefeitura Municipal de Belém enviou um novo comunicado sobre o assunto. Leia na íntegra:

"A Prefeitura de Belém informa que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) convocou a Guarda Municipal para cumprir, na manhã desta quinta-feira, 24, o seu dever funcional de proteção aos prédios públicos, além de garantir a realização da reunião do Conselho Municipal de Transporte. Diante da tentativa de invasão na sede da Semob, a Guarda precisou agir para evitar tumultos e risco à integridade dos servidores públicos e dos próprios manifestantes. Denúncias concretas de eventuais excessos serão investigadas e, caso se confirmem, medidas cabíveis serão adotadas".

MAIS ACESSADAS