Elas incomodam muita gente, mas continuam a ser o principal método de proteção contra a covid-19 depois da vacina. Muitas capitais brasileiras já estão acabando com a obrigatoriedade do uso do item. Mas por aqui, pelo menos por enquanto. ainda terão que fazer parte do dia a dia.

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital, como medida de prevenção à covid-19, e será reavaliada ao longo do mês de abril.

Apesar da liberação do uso de máscaras em locais abertos pelo governo do Estado, e do avanço da cobertura vacinal (82% com as duas doses na capital), a Sesma avalia que a medida ainda se faz necessária, para conter o avanço do coronavírus.

O atual cenário de evidentes melhoras não exclui a possibilidade de uma nova onda de infecções , como aliás tem ocorrido na China e e em vários países europeus.

Portanto, por uma questão de cautela, a manutenção do uso de máscaras neste momento se constitui na última barreira à disseminação da covid-19 na nossa sociedade. Mais que recomendável, é necessária.

Máscaras continuam obrigatórias em locais abertos e fechados em Belém Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará

MAIS ACESSADAS