São Jorge é um dos santos mais conhecidos, considerado o protetor dos soldados, escoteiros e todos aqueles ligados às ordens militares. Ele ainda é padroeiro de diversos municípios, regiões e países, como Portugal e Espanha.

No Brasil, o Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril. No distrito de Outeiro, em Belém, está sendo realizada a 1ª Festividade de São Jorge e Ogum.

A programação encerrará no próximo domingo (24), com um show gratuito do grupo Roda de Samba Fé no Batuque, além da distribuição de feijoada à comunidade, na sede do Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, em Outeiro.

A festividade iniciou no domingo de Páscoa, 17 de abril, com um cortejo pelas ruas de Outeiro, missa para São Jorge e levantada do mastro. Ao longo da semana, foram realizados ladainhas, bingos, leilões e vendas de comidas típicas e artigos de fé.

No sábado, 23 de abril, um tambor homenageia o Orixá. Para encerrar, no domingo, 24, a festividade encerra com o show.

São Jorge ainda é tido como padroeiro dos sambistas, então, nada mais justo que uma apresentação do ritmo em sua festa. Sob o comando de Geraldo Nogueira, a Roda de Samba Fé no Batuque é quem vai animar o encerramento da homenagem: “É a primeira vez que a gente toca nesse centro de Umbanda de muito respeito, luz e axé. O espaço é aberto para receber a todos os devotos de São Jorge com muito acolhimento e samba”, conclui Geraldo.

Segundo Suely Tanaka, conhecida como Mãe Suely de Yansã, organizado do evento, o objetivo é resgatar a devoção ao Santo na ilha, promover a cultura afro e combater a intolerância religiosa. “São Jorge e Ogum representam a força de luta. Essa é a primeira edição da festividade voltada a este Santo tão amado pelo povo brasileiro e gostaríamos de convidar a comunidade e população em geral devota do Santo e do Orixá para esta homenagem”, disse.

O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana fica localizado na Estrada do Itaiteua, Rua Evandro Bonna, Nº 3380 - Itaiteua - Belém.

*Sobre o Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana*

O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana foi fundado em 2010, tendo como zeladora de Santo, Suely Tanaka, e Guia Espiritual-Chefe, Dona Mariana. Em 2019, foi constituída a Associação Umbandista Recanto dos Orixás e Mãe Mariana (Auroma), uma organização da sociedade civil que atua na comunidade de Itaiteua, na Ilha de Outeiro. A Auroma tem como objetivo assistir, promover e valorizar as pessoas e grupos em vulnerabilidade social na ilha e realiza ações de distribuição de sopa semanal, doação de cestas básicas e palestras de conscientização social.

*Como chegar?*

Por no GPS: “Evandro Bona, 3380” ou “Terreiro Recanto dos Orixás” ou “Tanaka Hidroponia”.

Balsa (Icoaraci) funciona 24h, lancha (Icoaraci) de 05h às 23h e navio Belém-Outeiro (Terminal Hidroviário de Belém) às 13h.

Pontos de referência: Estrada do Itaiteua e Rua da Escola de Pesca.

O grupo Roda de Samba Fé no Batuque. Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS