Hoje (23) é comemorado o Dia de São Jorge, o santo protetor dos soldados e militares. O padroeiro é conhecido pela imagem em cima de um cavalo branco enfrentando dragões, símbolo dos problemas da vida e as tentações do inimigo. Jorge é o único santo venerado tanto pela igreja Católica como a ortodoxa e a igreja anglicana, que também o tem como um de seus cânones. Conforme diz a história, Jorge foi um mártir que morreu por seguir o caminho católico.
Em Belém, a Paróquia de São Jorge, localizada na avenida Dalva, no bairro da Marambaia, comemora o dia com uma festividade dedicada ao santo. Neste sábado, a paróquia vai realizar a solenidade para o padroeiro com celebrações eucarísticas e a tradicional procissão em devoção ao santo que segue pelas ruas da cidade. Durante o dia de devoção, os fiéis se reúnem na paróquia para acender velas em homenagem ao santo e dirigem seus pedidos e preces a São Jorge.
De acordo com o padre Raimundo Ribeiro Martins, pároco da Paróquia São Jorge, o santo nasceu na segunda metade do século 3 d.C, em uma região que hoje pertence a Turquia. Teve uma educação religiosa e ainda pequeno foi com a família para a Palestina, onde ele ingressou para o exército romano, que tinha grande domínio de terras naquela época. Lá ele se destacou como cavaleiro, como consta na imagem, mas se manteve firma na fé cristã. Por isso, se tornou referência dentro do exército romano sem abandonar a fé em Cristo, o que leva a perseguição de Jorge, já que ele deveria prestar cultos aos ídolos pagãos.
Show gratuito encerra festividade de São Jorge
É a partir desse movimento de resistência a hegemonia dos imperadores romanos, que se consideravam como deus, que Jorge se tornou um exemplo para a Igreja Católica. “Ele se torna uma referência para os cristãos porque a pessoa resistir a todas as pressões, mesmo sabendo que pode morrer por conta da fé, é um ato de heroísmo que a gente não é capaz de descrever. Essa referência é forte de firmeza, de coragem, fidelidade e determinação e, por isso, ele é chamado de santo guerreiro. É no sentido de que você tem a firmeza da sua vida em Deus, você é capaz de enfrentar os dragões da maldade”, afirma o pároco.
Histórias de fé, devoção e muita perseverança no santo
Os fiéis Jardel e Lela Pereira, de 72 e 63 anos, são devotos de São Jorge desde o casamento, há 44 anos. Eles tiveram uma vida totalmente atrelada a paróquia, onde se casaram, crismaram e levaram os filhos para seguir no caminho católico. Durante os anos de devoção, como sinal da ligação com o santo, os dois assumiram cargos que auxiliam no funcionamento da paróquia e na recepção dos demais fiéis. Para Jadir, o santo é o exemplo de vida a ser seguido e já operou graças na vida dele.
“São Jorge é um santo muito fervoroso, ouço muitas pessoas dizerem que alcançaram muitas graças e eu sinto as graças alcançadas”.
Já para Lela, o santo tem importância direta com a sua caminhada terrena. Há dez anos ela foi diagnosticada com depressão e associa a ele a cura da doença que trazia muitas inseguranças para ela no dia a dia. “São Jorge significa muito para mim. Ele faz parte da história da nossa vida”, contou a dona de casa.
Arthur Silva celebra um ano do EP "Tese Braga-Soul"
A aposentada Ione Pinheiro, de 64 anos, iniciou a devoção ao santo ainda em 2001, quando se mudou de bairro e conheceu a paróquia.
“Ele é um santo que me dá apoio no dia a dia, já tive suspeita de câncer e venci através dele por meio de muita oração e perseverança”, relatou.
CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS
07h Missa presidida pelo Pe. S. Isaías de Lima, SJC (Vigário Paroquial da Paróquia São Jorge)
10h Missa presidida pelo Pe. Raimundo Ribeiro Martins, SJC (Pároco da Paróquia São Jorge)
12h Missa presidida pelo Pe. Marcelo de Brito Beraldo (Capelão Militar – participação especial dos militares)
15h Missa presidida pelo Dom Alberto Taveira (Arcebispo Metropolitano de Belém)
17h Carreata em louvor ao Padroeiro
19h Missa presidida pelo Pe. Francisco de B. Barbosa, SJC (Diretor Geral dos Padres Joseleitos de Cristo)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar