Item de segurança obrigatório para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus, as máscaras, vem tendo gradativamente o uso liberado em espaços públicos em diversas cidades brasileiras. Esta flexibilização se deve ao avanço da vacinação contra a covid-19 e a redução do número de casos confirmados da doença. Em termos de capitais, Belém ainda é a única a manter a obrigatoriedade do uso deste equipamento em qualquer ambiente, mas isto deve mudar.
Na tarde desta quinta-feira (14), a prefeitura vai anunciar mudanças em relação o uso de máscaras. O plano de flexibilização será apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e pelo diretor de Vigilância em Saúde, Adriano Furtado.
Defensoria recomenda o fim do uso obrigatório de máscaras em Belém
Segundo a Sesma, a flexibilização só foi possível depois da análise técnica de monitoramento promovida pela equipe de vigilância epidemiológica que constatou permanência do quadro de estabilidade da pandemia da covid-19 em Belém, inclusive com a diminuição do número da ocupação de leitos para pacientes de covid-19, que zerou na rede municipal de saúde.
O Governo do Estado já tinha permitido a flexibilização do uso de máscaras em espaços públicos ao ar livre, mas frisou que os municípios tem autonomia para determinar a liberação.
Vacinação avança e estados flexibilizam uso de máscaras
De acordo com os dados da plataforma Vacinômetro, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 71,57% da população de Belém já completou o esquema vacinal contra a covid-19, ou seja, tomaram as duas doses do imunizante. Até o momento, 29,18% da população vacinável já tomou a terceira dose da anti-covid-19.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar