plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PSICÓLOGO EXPLICA

Esquizofrenia de Ruth Etty: entenda a doença e como ajudar

A "Rainha do Tecnomelody" voltou a ser vista em situação de rua. Segundo a família, o problema dela não está relacionado ao uso de drogas e sim a um quadro de esquizofrenia.

Imagem ilustrativa da notícia Esquizofrenia de Ruth Etty: entenda a doença e como ajudar camera Segundo a família, a cantora Ruth Etty está com esquizofrenia. | Reprodução

No Brasil, cerca de 1,6 milhão de brasileiros sofrem de esquizofrenia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença representa a terceira maior causa de perda de qualidade de vinda entre homens e mulheres com idade entre 15 a 44 anos.

"Viver de ilusão": relembre os grandes sucessos de Ruth Etty

Além das dificuldades para distinguir o que é real e o que é imaginário, o paciente sofre alucinações, ouve vozes, tem visões e alterações de percepções, afetando o comportamento e prejudicando a vida social e as relações com outras pessoas.

Em Belém, um caso emblemático sobre esquizofrenia ganhou repercussão nos últimos dias e envolve a cantora Ruth Etty, que voltou a ser vista em situação de rua. Esta não é a primeira vez. Em 2018, quando esteve na mesma condição. Um show beneficente arrecadou fundos para o tratamento e a "Rainha do tecnomelody" voltou aos palcos em 2019.

Cantora Ruth Etty é vista em situação de rua em Belém

Desta vez, a família diz que Ruth Etty apresenta um quadro sério de esquizofrenia e, segundo amigos, ela não consegue aceitar a doença para iniciar o acompanhamento especializado. Os familiares, por enquanto, preferem não comentar sobre a condição da artista, que tem sido exposta a criticas e julgamentos maldosos, principalmente por parte daqueles que desconhecem o assunto.

Ruth Etty:  psicólogo explica sintomas da esquizofrenia e como ajudar.
📷 Ruth Etty: psicólogo explica sintomas da esquizofrenia e como ajudar. |Reprodução

O psicólogo Paulo Monteiro ressalta que o tratamento para a esquizofrenia é feito por toda a vida. "A esquizofrenia tende a ser recorrente e como todo transtorno mental, não há cura. O acompanhamento especializado deve ser feito de forma multiprofissional", ressalta.

Também não há uma causa especifica para o distúrbio, segundo o psicólogo, que pode ocorrer devido a diversos fatores e os primeiros sinais e sintomas tendem a aparecer no início da vida adulta. O especialista lista três tipos (ou subtipos) de esquizofrenia. Confira:

1. Esquizofrenia paranóide: pela qual ocorrem alusões e alucinações pronunciadas sobre perseguição;

2. Esquizofrenia catatônica: na qual os pacientes reagem com entusiasmo exacerbado, frenesi (arrebatamento de sentimentos), e ocasionalmente violência;

3. Esquizofrenia desorganizada ou hebefrenica: em que os indivíduos mostram um comportamento peculiar e infantilizado, com fala incoerente e confusa.

"Basicamente os sintomas comuns incluem percepção da realidade deficiente, pensamento desorganizado, emoções distorcidas (incapazes de sentir prazer e mostram-se deprimidos), ilusões e alucinações (na grande maioria bizarras), fuga da realidade", cita Paulo.

"Viver de ilusão": relembre os grandes sucessos de Ruth Etty

O psicólogo destaca ainda, que o paciente com esquizofrenia pode oferecer risco de agressividade contra outras pessoas, dependendo do ambiente em que vive e das relações que tem com quem está a sua volta.

"Conflitos intensamente angustiantes podem desencadear impulsos agressivos. Contudo, estresses ambientais e ambientes hostis - do ponto de vista emocional - tem papel crítico para a incidência de crises do paciente esquizofrênico", enfatiza.

Paulo Monteiro ressalta ainda, que assim como em toda doença, ter uma rede de apoio é fundamental para que a pessoa consiga se organizar. Nesse sentido, o papel do ambiente em que o paciente se encontra pode contribuir para a sua melhor adaptação.

Tratamento gratuito

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza tratamento gratuito para a esquizofrenia. Um dos acessos a este acompanhamento especializado pode ser por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), pelos quais os pacientes e as famílias podem conseguir atendimento, indo diretamente ou por encaminhamentos de unidades básicas de saúde.

Veja alguns endereços de Caps em Belém:

CAPS AMAZÔNIA - MARAMBAIA

Endereço: Passagem Dalva, nº 377. Próximo a Av. Tavares Bastos.

Telefone: (91) 3231-2599

CAPS MARAJOARA AD III - MARAMBAIA

Endereço: Conjunto Cohab Gleba 1, WE 2, nº 451. Ao lado da Seccional da Marambaia

Telefone: (91) 3231-4443

CAPS ICOARACI - ICOARACI

Endereço: Rua do Cruzeiro, nº 68. Entre Manoel Barata e Siqueira Mendes

Telefone: (91) 3227-9137

CAPS GRÃO PARÁ - CREMAÇÃO

Endereço: Rua dos Tamoios, nº 1342. Entre Av. Roberto Camelier e Travessa dos Tupinambás.

Telefone: (91) 3269-6732 / 3249-0504

CAPS RENASCER - PEDREIRA

Endereço: Travessa Mauriti, nº 2179. Entre Av. Duque de Caxias e Trav. Visconde de Inhaúma.

Telefone: (91) 3276-3448 / 3261-9010

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias