plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEU BOLSO

Alimentação do paraense subiu 5,21% somente este ano

Os dados do Dieese/PA mostram uma alta quase generalizada na alimentação básica do paraense.

Imagem ilustrativa da notícia Alimentação do paraense subiu 5,21% somente este ano camera O óleo de cozinha de soja foi o maior vilão entre janeiro e março. | Wagner Santana / Diário do Pará

Uma nova pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA) confirmou o que já tem sido observado há meses pelas famílias paraenses: a alimentação ficou bem mais cara no primeiro trimestre deste ano(janeiro-março/2022).

Segundo os dados, o período encerrou com alta quase generalizada na alimentação básica, alcançando o acumulado de 5,21% contra uma inflação calculada em 3,42%para o mesmo período.

Segundo o Dieese/PA, foi o aumento de vários produtos que compõem a alimentação básica que fez o valor da cesta se elevar ainda mais nos trêsprimeiros meses do ano.

O destaque ficou com o óleo de cozinha (soja) com alta acumulada de 9,42%, seguido da banana (9,28%); tomate (9,00%); açúcar (8,41%); café (7,47%); Feijão (6,25%); carne bovina (4,81%);pão (3,05%); leite (1,62%) e manteiga (1,13%).

O pesquisador e técnico do Dieese/PA, Everson Costa, explica o que tem causado a elevação do preço da alimentação sucessivamente no Estado. “Mesmo antes da pandemia, o Brasil já tinha um custo elevado de produção que se acentuou ainda mais com a crise econômica mundial. O valor dos fretes puxados pela alta dos combustíveis, a produção de insumos e fertilizantes, tudo ficou afetado, ocasionando essa disparadados preços”, detalhou.

CENÁRIO

O cenário de altas nos alimentos pode permanecer ao longo de todo o primeiro semestre deste ano, alertou o técnico. “Como o Brasil é um grande fornecedor, essa priorização do mercado externo ao interno acaba contribuindo também para encarecimento dos produtos. Prevemos um cenário de pouca mudança até o final do primeiro semestre, devido aos elevados custos de produção e combustíveis que podem seguir subindo. Então, se não tivermos esse equilíbrio, o trabalhador terá menos feijão, carne, arroz e condições de bancar a alimentação”,projetou o pesquisador.

Para tentar minimizar os efeitos das altas, o pesquisador deu algumas dicas. “A saída seria que os nossos salários fossem corrigidos a partir de boas condições de negociação. Mas com a renda em baixa, é muito difícil crer em um cenário de consumo e alimentos diferente, correndo o risco do país entrar novamente no mapa da fome. Por isso, vale a pena pesquisar, aproveitar as promoções, fazer compras coletivas e reaproveitar o máximo possível. Apesar de não resolver totalmente o problema, é uma alternativa para controlar os gastos”, explicou Everson.

Ainda de acordo com o Dieese/PA, os dados que estão sendo fechados referentes ao mês de abril de 2022 vão mostrar novas altas no preço da Alimentação Básica dos paraenses.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias