plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DR RESPONDE

Aromaterapia: tratamento que vem dos aromas

Conheça o sistema terapêutico milenar que possui diversas aplicações e indicações

Imagem ilustrativa da notícia Aromaterapia: tratamento que vem dos aromas camera Concita Baía é aromaterapeuta e especialista em terapias naturais e holísticas | Irene Almeida

Prática milenar, a aromaterapia utiliza substâncias naturais, como os óleos essenciais (OE), os óleos vegetais (OV) e as águas florais para equilibrar o corpo e a mente do indivíduo. Esse sistema terapêutico se concentra na ação dos princípios ativos voláteis e odoríferos das plantas aromáticas, os óleos essenciais. Uma dentre as 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecidas pelo Ministério da Saúde, a aromaterapia tem diferentes formas de aplicação e indicações de uso.

Aromaterapeuta e especialista em terapias naturais e holísticas, Concita Baía explica que qualquer pessoa pode utilizar da aromaterapia, desde que orientada por um profissional qualificado na área, já que existem restrições de uso para gestantes, crianças e idosos. “Utilizamos a aromaterapia em diversas situações, desde uma enxaqueca, resfriados, a quadros de ansiedade, depressão, para descongestionar as vias respiratórias, para insônia”, aponta, ao explicar as diferentes formas de utilização dos óleos essenciais. “A aromaterapia pode ser utilizada tanto em banhos de imersão, como bochecho, difusão ambiental, escalda pés, emplastro e compressas de argila, fabricação de cosméticos naturais e óleos vegetais para hidratação corporal, gargarejo, inalação, massagem aromática, vaporização, dentre outras”.

UTILIZAÇÃO

Dentre as formas mais comuns de uso e que Concita costuma usar em seu espaço terapêutico, o Girassol – Aromaterapia e Terapias Holísticas, estão os difusores e os colares aromáticos. Através deles, é possível colocar um algodão no pingente do cordão e pingar o óleo essencial para que, ao usar o colar, a pessoa sinta aquele aroma, naturalmente, ao longo do dia.

Aromaterapia: tratamento que vem dos aromas
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias