A partir desta segunda-feira (9), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), amplia para novos grupos a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19.
Trabalhadores da educação do ensino básico e superior e integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, com 18 anos ou mais, poderão tomar o reforço, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nas faculdades e shoppings centers com salas de imunização.
Santarém: pane causa princípio de incêndio em avião; veja!
Dia das mães: cemitério Santa Isabel amanhece movimentado
Além destes grupos, estão aptos à quarta dose trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com idade a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. A quarta dose – ou segundo reforço – deve ser administrada quatro meses após a aplicação da terceira dose.
O órgão municipal de Saúde informa, ainda, que a partir de hoje a vacina pediátrica da Pfizer estará disponível nos postos de vacinação da rede municipal. A primeira e segunda doses estão liberadas para crianças (de 5 anos a 11 anos), adultos e idosos que ainda não foram vacinados.
É necessário haver intervalo de quatro semanas entre as doses, com exceção da Pfizer pediátrica, cujo intervalo é de oito semanas.
A terceira dose está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, que foram vacinados com a segunda dose até janeiro de 2022. Pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, com intervalo de oito semanas após a segunda dose, também podem tomar a terceira dose.
Para receber o imunizante, basta apresentar uma cópia do laudo ou atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão.
CRITÉRIOS
Pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidas) são aquelas com imunodeficiência primária grave; que fazem quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas; aquelas vivendo com HIV/ aids; que fazem uso de corticoides em doses 20mg/ dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias; que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; portadoras de doenças autoinflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Trabalhadores da saúde são todos aqueles que fazem parte da categoria profissionais de saúde (atuantes ou não), bem como os que atuam na vigilância à saúde ou em espaços e estabelecimentos de assistência, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, consultórios e outros.
Enquadram-se nessa categoria, por exemplo, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros, entre outros. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/ parteiras.
A vacina também pode ser ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde, desde que apresentem declaração emitida pela instituição onde estiver sendo feito o estágio.
Para se vacinar, basta apresentar RG, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência de Belém e documento comprobatório da profissão que exerce.
ONDE SE VACINAR
- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
- Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama), das 9h às 17h;
- Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e IT Center), das 10h às 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar