plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Sebrae abre inscrições para o programa NISA em Parauapebas

Os interessados em participar podem se inscrever pela internet até o próximo dia 15.

Imagem ilustrativa da notícia Sebrae abre inscrições para o programa NISA em Parauapebas camera Márcia Lima, de Paragominas, foi uma das empreendedoras beneficiadas pela primeira edição do NISA, em 2021. | Foto: arquivo pessoal

O Programa Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), promovido pelo Sebrae no Pará, está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para empreendimentos e pessoas físicas do município de Parauapebas que tenham ideias inovadoras na área socioambiental. As inscrições podem ser feitas no Portal do Sebrae no Pará (pa.sebrae.com.br) ou presencial na Agência de Negócios Carajás, em Parauapebas. Mais informações pelo 0800 570 0800.

O NISA está na segunda edição e foi criado para apoiar empreendedores que possuam projetos em fase de criação ou ideias focadas no conceito de Desenvolvimento Sustentável. A primeira edição do Programa ocorreu em 2021, nos municípios de Paragominas, Dom Eliseu, Aurora do Pará e Mãe do Rio. Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho socioambiental. Tais negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas também se comprometem a dimensionar o impacto socioambiental que ocasionam.

Serão selecionadas até 30 iniciativas (projetos, propostas, negócios, startups de cunho socioambiental) do município de Parauapebas. As ideias inovadoras selecionadas serão beneficiadas com capacitações, acompanhamento de especialistas do mercado, mentorias e ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das ideias. “Nossa expectativa é incentivar a abertura e o desenvolvimento de negócios e, também, promover maior qualidade de vida para as pessoas e para o meio ambiente. Parauapebas é um município conhecido pela diversidade e existe a possibilidade de grandes empresas contratarem soluções de impacto, como as atreladas ao segmento de mineração”, pontua a gerente do Sebrae na região Carajás, Ana Suzy Rego.

Oportunidade

Márcia Lima nasceu em Ipixuna do Pará, morou em Belém, mas vive há onze anos no município de Paragominas. A hoje empreendedora trabalhou na área de mineração em Paragominas, coletando resíduos sólidos. Foi por meio dessa atividade que aprendeu o manejo e a destinação adequada da coleta desse tipo de resíduo. No ano de 2017, Márcia fez um curso em Gestão Ambiental e passou a se interessar pela técnica de Compostagem. “Na pandemia, vi uns baldes de margarina de quinze litros e comprei. Coloquei as instruções de armazenamento de resíduos orgânicos e fui batendo de porta em porta para coletar esses resíduos. Recebi ajuda de pessoas próximas e assim fomos atendendo as ruas e bairros”, explica a empreendedora, que passou a trabalhar com adubo sustentável.

A empresária participou da primeira edição do NISA e enfatiza o impacto do Programa na sua trajetória profissional. “O NISA tirou o meu projeto do papel e transformou em algo real. O programa capacita, dá mentoria e oferece oportunidades para projetos serem efetivados”, pontua.

Serviço:

As inscrições para o NISA são exclusivamente para empreendimentos de Parauapebas na agência regional, localizada na Rua E, 399, Cidade Nova. Mais informações: 0800 570 0800 ou 94 98400 3365.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias