O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na região da sombra da Terra, gerada por meio da luz do Sol, e a sombra da Terra cobre o disco lunar. Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

No próximo fim de semana, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), junto com o Clube de Astronomia do Pará (CAP), realizará a observação do eclipse lunar total. Para participar, de forma gratuita, é preciso realizar inscrição por meio do preenchimento de um formulário on-line. 

As atividades realizadas serão: acompanhamento do céu, observação do fenômeno e prática de observação a olho nu.  As atividades iniciarão a partir das 21h30, do domingo (15) e seguem até a madrugada de segunda-feira (16).

 A previsão é que o início do eclipse parcial seja às 23h37, o início  do eclipse total está previsto para 00h28, sendo o ápice às 01h11. O término do eclipse total deverá ser às 01h54 e o término do eclipse parcial às 02h55. A observação do fenômeno dependerá das condições meteorológicas no dia.

Eclipse lunar total vai ocorrer na madrugada do domingo para segunda (16) Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS