A música, a dança, o canto e a atividade em grupo também estão relacionados à biodança, outra Prática Integrativa e Complementar reconhecida pelo Ministério da Saúde. Através da execução de exercícios planejados para trabalhar a coordenação e o equilíbrio físico e mental, a biodança pode proporcionar benefícios como o alívio do estresse e a melhoria das relações interpessoais.

Série "Dr. Responde" aborda terapias alternativas

O facilitador de Biodança e membro da Associação Brasileira de Facilitadores de Biodança, Joaquim Sacramento, explica que a biodança foi criada pelo chileno Rolando Toro Araneda. “Era uma pessoa adiantada ao seu tempo, professor, artista plástico, poeta e antropólogo. Ele participava de um projeto de estudo na universidade, quando observou o poder da música sobre o comportamento humano”, explica, ao conceituar a prática. “Biodança é um sistema de desenvolvimento humano. Uma prática terapêutica que se realiza em grupo, utilizando dinâmicas com músicas especialmente selecionadas, conforme os efeitos que elas causam no inconsciente”.

Joaquim Sacramento, facilitador de Biodança
📷 Joaquim Sacramento, facilitador de Biodança |(Divulgação)

“Biodança é um sistema de desenvolvimento humano. Uma prática terapêutica que se realiza em grupo, utilizando dinâmicas com músicas especialmente selecionadas, conforme os efeitos que elas causam no inconsciente” Joaquim Sacramento, facilitador de Biodança 

VOCÊ SABIA?

ORIGEM

Rolando Toro Araneda, antropólogo chileno criador da Biodança
📷 Rolando Toro Araneda, antropólogo chileno criador da Biodança |(Divulgação)

Nascido em Concepción, Chile, professor, artista plástico, poeta e antropólogo Rolando Mario Toro Araneda começou o desenvolvimento da teoria da Biodanza (chamada neste período Psicodanza) entre os anos de 1968 e 1973. Aplicou este sistema no Hospital Psiquiátrico de Santiago e no Instituto de Estética da Universidade Católica de Chile.

Segundo definição acadêmica escrita pelo próprio Rolando Mario Toro Araneda, a metodologia da Biodanza “consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo”, podendo ser aplicada para diferentes públicos desde crianças e adolescentes, passando por adultos, mulheres grávidas, casais, grupos familiares e idosos.

Além do Chile, o criador da Biodança também viveu na Argentina, na Itália e no Brasil, onde se tornou Professor Emérito pela Universidade Federal da Paraíba.

📷 DOL |(Divulgação)

Fonte: Organização Internacional ‘Biodanza Rolando Toro’. Disponível em: https://www.biodanzaro landotoro.com/pt-pt/

MAIS ACESSADAS