O combate ao desmatamento ilegal e o desenvolvimento de ações sustentáveis na Amazônia está no centro do debate de líderes mundiais que se reunirão entre os dias 22 e 26 de maio em Davos, na Suíça, à ocasião do Fórum Econômico Mundial.

O governador do Pará, Helder Barbalho, foi o único chefe do Executivo estadual a ser convidado para participar das reuniões em Davos. Ele anunciou o fato nas redes sociais.

Veja também:

Governo decreta estado de emergência no nordeste do Pará

Trabalho emergencial inicia com desbloqueio em estradas

Helder participa nesta terça-feira (24) de uma sessão multilateral intitulada “Parcerias Subnacionais para a Amazônia”. O motivo do convite se dá por conta do destaque paraense em iniciativas como o estabelecimento da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, o Plano Amazônia Agora (PEAA), dentre outras ações.

O governador também fará parte de mesa-redonda e outros paineis que serão realizados no período. Aproximadamente 2.500 líderes mundiais estarão presentes para enfrentar questões globais e dialogar sobre soluções para os desafios mais urgentes do mundo, a exemplo da pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia, choques geoeconômicos e mudanças climáticas.

O evento oferece um ambiente único para se conectar, trocar ideias, obter novas perspectivas, avançar em soluções e oferecer oportunidades.

“No contexto da economia, a ideia é que aproveitemos o evento para não só mostrar o que o Pará está fazendo institucionalmente, mas demonstrar as oportunidades que podem surgir a partir das políticas em implantação e que podem agregar iniciativas futuras não somente para o Estado, mas aos outros representantes que estão buscando a mudança dos padrões que até agora vêm sendo seguidos, para que se possa alcançar um desenvolvimento mais sustentável", afirmou Helder Barbalho.

O chefe do Executivo Estadual reforçou ainda que "O Pará tem uma história a partir de 2019 de esforço sério para mudar a equação econômica tradicional da Amazônia que sempre foi caracterizada por um viés predominantemente predatório, a exemplo da queda do desmatamento que reduziu 11%, o que demonstra uma política sendo implantada com resultados obtidos”, concluiu.

Ainda na Suíça, o governador estará presente em uma sessão na universidade de Zurique com um grupo de investidores para mostrar o que o Pará vem realizando na área ambiental.

Governador Helder Barbalho vai participar de reuniões no Fórum Econômico Mundial, na Suíça Foto: Divulgação/Agência Pará

MAIS ACESSADAS