plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BENS BLOQUEADOS

Prisão de presidente Câmara Municipal de Maracanã é mantida

O Ministério Público do Estado vê indícios de desvio de dinheiro público na casa legislativa. Um envolvido está foragido.

Imagem ilustrativa da notícia Prisão de presidente Câmara Municipal de Maracanã é mantida camera A Justiça determinou o bloqueio de bens do vereador Cacaia Rabelo (PL) suspeito de desviar recursos da Câmara Municipal de Maracanã. ele está preso | ( Reprodução )

O juiz Lucas Furlan, da Vara Única de Maracanã, acatou o pedido do Ministério Público do Estado e decidiu a manutenção da prisão temporária do presidente da Câmara de Vereadores do Município, José Maria do Socorro Silva Rabelo (PL), e ainda o bloqueio dos bens dele.

Cacaia Rabelo, como é conhecido o parlamentar, é suspeito de liderar um esquema de desvio de dinheiro público da Casa Legislativa. Ele está afastado das funções desde a última terça-feira (24), quando foi preso.

A Justiça determinou o bloqueio de bens do vereador Cacaia Rabelo (PL) suspeito de desviar recursos da Câmara Municipal de Maracanã. ele está preso
📷 A Justiça determinou o bloqueio de bens do vereador Cacaia Rabelo (PL) suspeito de desviar recursos da Câmara Municipal de Maracanã. ele está preso |( Reprodução )

O caso é investigado pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPA, que cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis de Cacaia em Belém e na Vila de Algodoal.

Policiais federais fazem ato contra Bolsonaro em Belém

A Justiça também decretou a prisão de Rodrigo dos Santos Nogueira, dono de duas empresas atacadistas que também são alvos das investigações e que podem estar envolvidas no esquema de desvio dos recursos. Estas empresas tem sede em Castanhal e fornecem materiais de escritório, limpeza e alimentos. Rodrigo está foragido, segundo o Ministério Público. Na última terça-feira (24), o MP cumpriu mandados de busca e apreensão nos escritórios das empresas dele.

A tesoureira da Câmara Municipal de Maracanã, Núbia de Nazaré Teixeira Botelho, também está afastada das atividades por determinação judicial. A servidora está proibida de entrar em qualquer órgão da administração municipal sob pena de pagar multa de R$ 10 mil. Além disso, a Justiça recomendou que os dias de afastamento sejam descontados na folha de pagamento.

Presos após golpe golpe em idosa em pedidos por aplicativo

Nesta quinta-feira (26), foi realizada uma audiência de custódia do vereador na qual a defesa solicitou a liberdade de Cacaia. O Ministério Público argumentou que ainda há outras diligências em andamento, “sendo imprescindível a manutenção da prisão para as investigações em curso, reforçando que o outro representado [Rodrigo Nogueira] se encontra foragido até o presente momento”.

Operação do Gaeoco esteve na Câmara Municipal de Maracanã
📷 Operação do Gaeoco esteve na Câmara Municipal de Maracanã |( Reprodução )

A denúncia contra Cacaia foi feita em novembro de 2021 por uma servidora da Câmara Municipal de Maracanã. As investigações do Gaeco já encontraram evidências de que o esquema de desvio de dinheiro consistia na emissão de notas fiscais por parte das empresas de Castanhal, que recebiam o pagamento por determinadas compras, mas não entregavam os produtos e materiais adquiridos pela Câmara Municipal.

Comandantes do tráfico no Pará são procurados no RJ

Após receberem os valores, as empresas devolviam a maior parte do dinheiro para os agentes que controlam as contas públicas da Câmara Municipal de Maracanã. O Ministério Público investiga outros servidores e vereadores envolvidos no esquema, pois as contas e compras da casa legislativa requer aprovação coletiva.

A reportagem ainda não conseguiu contato com as defesas dos envolvidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias