plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PREVIDÊNCIA

Veja aqui como garantir a aposentadoria mais cedo

Regra atual é de 62 anos para mulheres e 65 para homens, desde que tenham contribuído por pelo menos 15 anos, no caso delas, e 20 anos no caso deles

Imagem ilustrativa da notícia Veja aqui como garantir a aposentadoria mais cedo camera Reprodução

A reforma da Previdência em 2019 trouxe uma série de mudanças no sistema de aposentadoria, que ainda geram muitas dúvidas entre os trabalhadores. De fato, pelas novas regras a idade mínima necessária para dar entrada na aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou. As mulheres, que antes poderiam dar entrada na aposentadoria por idade com 55 anos, tendo contribuído por pelo menos 15 anos com a previdência social, hoje têm de ter no mínimo 62 anos. O tempo de contribuição é o mesmo para elas.

Já no caso dos homens, além da idade mínima que subiu de 60 para 65 anos, o tempo de contribuição saltou de 15 para 20 anos. A aposentadoria urbana por idade é a mais procurada na previdência, mas tem ainda outros tipos, como a aposentadoria rural e por invalidez, por exemplo. No caso da rural, as mudanças nas regras foram menores, as mulheres continuam podendo se aposentar com 55 anos e os homens com 60 anos de idade.

INSS paga a segunda parcela do 13º; veja o calendário

O maior tormento para os trabalhadores quando o assunto é aposentadoria é justamente pensar na longevidade que ficou para alcançar este tão esperado momento da vida. Segundo a advogada Gabriela Rodrigues, que é especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, este então problema é fácil de ser resolvido e o trabalhador pode, sim, se aposentar antes da idade mínima e com um bom valor. “Tudo depende do planejamento previdenciário que ele pode fazer. A aposentadoria urbana por idade mínima não é a única forma de conseguir isto, há outros caminhos e regras que podem ajudar”, frisou. O que faz a diferença na hora de pedir a aposentadoria com idade menor que 60 anos é o tempo de contribuição com o INSS. Isto quer dizer que um trabalhador que desde cedo começou a contribuir não precisa necessariamente esperar chegar aos 65 anos, no caso dos homens, ou aos 62, no caso das mulheres. É claro que cada caso precisa ser analisado de forma individual.

“O planejamento pode começar a ser feito em qualquer época, a partir do momento em que começa a contribuir. O planejamento analisa a idade, o salário, as regras e o teto para poder se chegar a uma conclusão sobre o melhor período para dar entrada na aposentadoria e com a melhor renda”, ressaltou Gabriela. “O que não pode, nunca, é deixar de contribuir. Se isso acontecer, o trabalhador vai ser prejudicado lá na frente”, sinalizou a advogada.

Veja aqui como garantir a aposentadoria mais cedo
📷 |DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias