Hoje é o último dia do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022. A notícia, claro, deixou muita gente nervosa para correr atrás dos boletos e garantir que a inscrição fosse confirmada. A poucas horas do fim desse período, que se encerra às 23h59, não faltou nervosismo e complicações de internautas que alegavam não ter qualquer sinal desse ‘papelzinho’ na Página do Participante.

Unifesspa está com inscrições abertas para PSS 2022

Nas redes sociais, muitos recorreram ao perfil do Inep para obter uma resposta. “Fiz a inscrição e não estou conseguindo pagar”, alegou uma internauta. “Não consigo pagar a taxa, pois não apareceu na inscrição”, disse outro.

Ao DOL, o morador do distrito de Mosqueiro buscou ajuda para tentar garantir o pagamento da inscrição do filho. “Estou tentando há uma semana gerar esse boleto, mas ele não aparece”, desabafou.

Isenção automática

Para surpresa dele e de muitos outros que se encontravam em situação parecida, a boa notícia: se a inscrição aparece como “confirmada” na Página do Participante, não existe taxa de inscrição para ser paga.

O comunicado foi reforçado pelo próprio Inep na noite de hoje após os diversos questionamentos de quem tentava gerar o boleto de pagamento da inscrição. O motivo é que estudantes da 3ª série do ensino médio, como foi o caso do morador de Mosqueiro e outros internautas na página do órgão, tiveram a isenção concedida de forma automática no ato da inscrição e não precisarão pagar os R$ 85.

+ Enem 2022: cursinhos programam maratonas de estudo

Confira o comunicado:

“Olá, participantes! Os concluintes do ensino médio matriculados em instituições públicas de ensino declaradas ao Censo Escolar têm a isenção concedida de forma automática. Em caso de qualquer dúvida ou irregularidade, entre em contato com o autoatendimento virtual do Inep”, diz.

Isenção da taxa

Cabe ressaltar que a isenção da taxa pôde ser solicitada no período de 4 a 15 de abril. Para ter feito essa solicitação (que não era automática), era preciso estar entre esses requisitos:

+ Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenham renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

+ Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua o Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários.

Prazo para o pagamento da taxa de inscrição se encerra às 23h59 de hoje Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS