A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, o antigo NPI, é uma instituiação tradicional de educação em Belém, sempre referenciada como um local de ensino e representando oportunidades de futuro e qualificação para diversos jovens.
Entretanto, um fator diferente disso caracterizou o local nesta quinta-feira (9), quando uma confusão tomou conta do portão da escola. O tumulto aconteceu entre servidores da instituição, e o motivo seria a discordância sobre o fechamento do acesso principal da unidade de ensino durante uma paralisação da categoria.
A maior parte do corpo técnico-administrativo da Escola de Aplicação, assim como dos demais campi da UFPA, decidiram aderir à paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes-PA), nesta quinta-feira. A categoria deve entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (13). Já a greve dos professores da UFPA teve início na última segunda-feira (6).
LEIA TAMBÉM:
Professores da UFPA entram em greve
Vídeo: Greve na UFPA tem bate-boca de alunos e professores
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram quando um homem discute com um servidor e tenta forçar sua entrada na Escola de Aplicação. Na sequência, em meio a muito bate-boca e empurra-empurra, um segundo homem tenta intervir na discussão. Em outro momento, o primeiro homem aparece pulando o portão da unidade de ensino. Ao menos nas imagens não há registro de qualquer agressão mais grave.
De acordo com nota divulgada pela direção da Escola de Aplicação da UFPA, após o desentendimento que envolveu grevistas e servidores que queriam entrar na escola, houve um acordo para que o portão fosse finalmente aberto.
"...nesta quinta-feira, 9 de junho, houve registro do fechamento do portão principal da escola, o que gerou um desentendimento entre servidores que desejavam entrar no espaço escolar, sendo logo contornado, permitindo o acesso da comunidade escolar. Ratificamos que este ocorrido foi um ato isolado por parte dos envolvidos e que a gestão da Escola de Aplicação respeita o direito de livre manifestação dos servidores, de forma respeitosa, democrática e plural", diz a nota oficial.
A paralisação desta quinta foi anunciada pelo Sindtifes-PA, após assembleia da categoria realizada na noite de quarta-feira (8), e tinha como objetivo assegurar a participação dos técnicos-administrativos no Ato Nacional em Defesa da Educação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, em Belém.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar