Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
33°
cotação atual R$
"DOMINGO DA ACESSIBILIDADE"

Igreja terá visita guiada para pessoas com deficiência

A programação gratuita será na Igreja de Santo Alexandre com profissionais de libras e audiodescrição.

sábado, 11/06/2022, 10:12 - Atualizado em 11/06/2022, 10:47 - Autor: Agência Pará

Google News

A Igreja de Santo Alexandre receberá o Domingo da Acessibilidade e da Inclusão.
A Igreja de Santo Alexandre receberá o Domingo da Acessibilidade e da Inclusão. | Arquivo/Agência Pará

Com o intuito de tornar os museus do Estado, vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), espaços cada vez mais inclusivos, o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) realiza o Domingo da Acessibilidade e da Inclusão, na Igreja de Santo Alexandre. A programação inclui visita guiada, profissionais de libras e audiodescrição, buscando aproximar pessoa com deficiência (PcD) dos espaços culturais. 

ICMS: Helder se preocupa com “solução improvisada”

A próxima edição do Domingo da Acessibilidade e da Inclusão será neste domingo (12). A ação tem entrada franca.

A programação ocorre todo segundo domingo do mês na Sala dos Sentidos, localizada na sacristia da Igreja de Santo Alexandre, das 09 às 17 h. No momento, são oferecidas aos visitantes algumas das peças que compõem o acervo do Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu de Gemas do Pará, Museu da Imagem e do Som, Museu do Forte do Presépio e Museu do Círio.

Para atender ao público PcD, as obras contam com audiodescrição e textos com informações em Braille, além da mediação feita por educadores especializados do SIMM. A Sala dos Sentidos foi pensada para atender à demanda de pessoas com baixa visão, surdez e outras deficiências.

O objetivo é ampliar o serviço para alcançar mais pessoas que necessitam de acompanhamento específico, contribuindo para a contínua inclusão social, informa Raimundo Calandrino, coordenador de Educação e Extensão do Sistema Integrado. “A sala é uma experiência que o visitante tem com esse acervo, contendo cada peça dos museus da Secult”, acrescenta.

Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, as políticas públicas estaduais permitem o acesso de todos os cidadãos aos museus e memoriais, fazendo da cultura um instrumento de pertencimento, cidadania e direito à educação. “O Domingo da Acessibilidade garante o direito das pessoas que possuem algum tipo de deficiência a acessar o conteúdo da Secretaria de Cultura, dos espaços, e realizar a inclusão e democratização efetiva da política pública da cultura no Pará”, ressalta o secretário.

Leia também:

Belém: acidente termina com carro capotado e pessoas feridas

Turismo Acessível – O público poderá participar ainda do “Turismo Acessível”, no mesmo dia (12), no Complexo Feliz Lusitânia, das 08 às 12 h. A ação oferecerá guia turístico, feira de inclusão e apresentações culturais. A iniciativa é da Prefeitura de Belém, em parceria com a Secult. 

A atividade tem acompanhamento de profissionais de libras (língua brasileira de sinais) e conta com audiodescrição. A partir das 09 h estará funcionando a feira inclusiva, com venda de comidas e conteúdos de instituições voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência. As 09h30 haverá práticas de musicoterapia, apresentações de dança, contação de história em libras, quadrilha inclusiva e outras atividades culturais.

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS