plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Bairros atendidos pelo TerPaz têm redução na criminalidade

Programa iniciou com ações estratégicas e segue com a implantação das Usinas da Paz. Só na Cabanagem, os roubos reduziram 31% em um ano

Imagem ilustrativa da notícia Bairros atendidos pelo TerPaz têm redução na criminalidade camera Segundo a Segup, as reduções são frutos da integração entre ações estratégicas e ostensivas | Bruno Cecim / Agência Pará

O Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado há três anos pelo Governo do Pará, aponta resultados positivos na área de segurança pública. Após a fase de choque operacional, os indicadores da criminalidade prosseguem com redução contínua na Região Metropolitana de Belém. No bairro da Cabanagem foi registrada a queda de 31% em ocorrências de roubos, no período de 01 janeiro a 07 de junho, em relação aos anos de 2021 e 2022, segundo dados computados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O choque operacional foi iniciado em 2019, com ações de segurança coordenadas pela Segup, de forma integrada e estratégica entre as forças do sistema de segurança, a partir de informações baseadas em análises da mancha criminal. Por meio de várias operações, foi possível reduzir a criminalidade e estabilizar os índices, abrindo caminho para as atividades sociais e de promoção da cidadania, com as Usinas da Paz (Usipaz).

Pará está há um ano e meio sem crimes do “novo cangaço”

Criança de 6 anos é estuprada pelo padrasto, tio e avô

Há três anos, os indicadores apontam redução contínua. Em relação ao crime de roubo, se comparado ao período de 01 de janeiro a 07 de junho, em 2021 e 2022, houve reduções significativas em bairros contemplados pelo programa. Em Belém, atesta a Siac, as quedas foram de 31% na Cabanagem; 27% no Bengui; 21% no Guamá; 19% na Terra Firme e 15% no Jurunas. Em Ananindeua, de 18% no Icuí-Guajará, e em Marituba, 15%.

AÇÕES

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as reduções são fruto da forte integração, de ações estratégicas e ostensivas nas áreas mapeadas pelo TerPaz, ao lado de investimentos e ações de inteligência das forças de segurança. “Temos reduções concretas desde a fase do choque operacional até a implantação das Usinas. É resultado de todo um investimento feito pelo governo, que já entregou mais de duas mil viaturas e 26.500 equipamentos, além de investir em 7.359 novos agentes para somar ao sistema, que potencializam as ações. Isso se reflete na queda dos indicadores de criminalidade. Se os dados já eram positivos, com a chegada das usinas as ações foram ainda mais fortalecidas, e os resultados seguem demonstrando”, destaca o titular da Segup.

Os dados da Siac também há redução nos Crimes Violentos Letais intencionais (CVLI). O bairro do Bengui não registrou nenhum caso de 01 de janeiro a 07 de junho, apontando queda de 100% se comparado a 2021, com dois casos no mesmo período. No bairro da Cabanagem a redução foi de 88%, com apenas um caso, enquanto em 2021 houve oito ocorrências. Já no Icuí-Guajará, a redução foi de 78% em comparação ao mesmo período de 2022 e 2021, que registraram nove e dois casos, respectivamente.

Usinas implantadas

Até o momento, seis Usinas da Paz foram entregues pelo governo do Estado, por meio do TerPaz, nos bairros Icuí-Guajará, em Ananindeua; Cabanagem e Bengui, em Belém, e Nova União, em Marituba, na Região Metropolitana, e nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região Sudeste.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias