O Festa de Corpus Christi é uma das datas mais importantes da Igreja Católica. Marca a instituição de Jesus Cristo na Eucaristia – o Santíssimo Sacramento. Paróquias e catedrais no mundo inteiro costumam promover uma procissão como forma de celebrar a ocasião. Em Capanema, no nordeste paraense, há 46 anos a caminhada é realizada sobre o tapete de serragem colorida, que traz elementos bíblicos e símbolos alusivos a Sagrada Eucaristia. Moradores também decoram a fachada das residências para saudar a Jesus Cristo.
No período mais critico da pandemia de covid-19 (2020 e 2021), a programação na cidade substituiu a procissão por carreata - era o formato mais seguro para evitar a propagação do coronavírus. Nesta quinta-feira (16), a programação tradicional voltou a ser realizada e o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo tapete de serragens pelas principais ruas do centro de Capanema.
"Belém, a Casa do Pão" arrecada alimentos para a comunidade
Neste ano de 2022, as novidades sobre a Festa de Corpus Christi em Capanema não se limitam a apenas à volta da procissão. O evento foi tombado como Patrimônio de Cultura Imaterial do Estado. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), está na cidade para assinar a regulamentação de tombamento da festa.
O tapete de serragem tem 1300 metros de extensão e começou a ser confeccionado na noite de ontem (15). Para o bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Vezeletti, o trabalho de montagem do tapete representa também a comunhão dos moradores de Capanema, em especial da juventude que se engaja em movimentos paroquiais. "São 46 anos de tradição para homenagear o corpo de Jesus Cristo na eucaristia. Foram várias mãos para construir tudo isso. Estamos no tempo de amor e devoção", disse.
23 milhões de pobres vivem com menos de R$ 7 ao dia
A organização estima um público de 25 mil pessoas na caminhada. O cortejo tem como pontos de partida e chegada a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - a Igreja Matriz do município. A procissão de Corpus Christi em Capanema faz parte do calendário oficial do Ministério do Turismo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar