Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizaram nesta semana uma ação de educação sanitária no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Estado. 

A palestra educativa foi voltada para estudantes da escola municipal de ensino fundamental Juscelino Kubitschek e abordou a raiva dos herbívoros. Os ministrantes foram o Fiscal Estadual Agropecuário Sérgio Ataíde e o Agente Fiscal Agropecuário Josiclei Cunha.

O objetivo da palestra foi levar conhecimentos e repassar orientações sobre o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, para conscientizar os estudantes sobre a doença e disseminar as informações para que os alunos possam ser multiplicadores junto às comunidades onde vivem e, assim, ajudar a defesa sanitária animal no estado do Pará.

Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros

O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) da Adepará tem como objetivo atingir a excelência no controle da raiva, contribuindo com o crescimento da pecuária, diminuindo os prejuízos e colaborando com a saúde pública, com o controle de morcegos hematófagos e a educação sanitária.

Raiva em Herbívoros

É uma doença causada por vírus que ataca o sistema nervoso central dos mamíferos (animais domésticos, selvagens e o homem). Ocorre pela saliva, por meio de mordedura ou lambedura em pele lesionada e mucosas.

O principal transmissor é o morcego hematófago Desmodus rotundus. Para evitar o contágio, é necessário vacinar os animais, anualmente, contra a raiva dos herbívoros, pois não há tratamento nem cura para a doença.

Morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS