plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BELÉM

Palacete Faciola é restaurado e vira novo ponto turístico

Passado um longo de espera, a população de Belém e visitantes poderão conhecer o belo e centenário prédio totalmente restaurado no coração da capital paraense.

Imagem ilustrativa da notícia Palacete Faciola é restaurado e vira novo ponto turístico camera O Palacete Faciola é um casarão histórico de Belém, que chegou a ficar em estado de abandono. | Agência Pará

Projetado em 1895 e concluído em 1901, o Palacete Faciola foi construído para abrigar a família de Antônio Faciola, personagem de destaque no cenário político e econômico de Belém. Após décadas danificado pelas intempéries e a falta de uso, o prédio foi desapropriado pelo Governo do Estado em 2008 e, em 2012, passou a ser administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), recebendo intervenções de reforço estrutural nesse período.

"É um prédio histórico, que o Governo do Estado tem a satisfação de entregar pra nossa população, onde vão poder conhecer um pouco da nossa história. O prédio está lindo, vai poder ser visitado por todos", afirmou a primeira dama do estado do Pará, Daniela Barbalho.

"Tem um café, tem um auditório pra promover eventos pra que a população possa de fato, não só conhecer a nossa história, ter esse resgate, mas também poder usufruir de uma forma mais confortável", diz a primeira dama.

Em outubro de 2020, a Secult deu inicio as atuais obras de restauro com previsão de entrega em 25 meses, mas o espaço será entregue antes, com 20 meses depois do inicio dos trabalhos como o novo Centro Cultural Palacete Faciola.

Após um imenso trabalho de restauro e reconstrução em um dos cenários mais simbólicos da arquitetura de Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entrega neste sábado (25) o Palacete Faciola, que agora assume o caráter de um centro cultural.

Composto por três casas, o equipamento abrigará o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e um auditório para 105 pessoas, que funcionará como espaço multifuncional para atividades ligadas às manifestações e expressões da cultura material e imaterial do Estado.

Palacete Faciola vira Centro Cultural prestes a ser entregue

Instituto Carlos Gomes realiza Encontro de Violões em Belém

Essa é a primeira vez que o DPHAC e o MIS recebem uma sede física própria. A cerimônia de abertura do espaço será realizada a partir das 17h, com a presença do governador Helder Barbalho; do secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas; da diretora do DPHAC, Karina Moriya; e do diretor do MIS, Januário Guedes. Durante a entrega, o governador acenderá as luzes e fará uma visitação para conhecer o novo espaço.

A primeira dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho, junto com secretário de Cultura do Estado do Pará, Bruno Chagas, e a secretária de Comunicação do Estado, Vera Oliveira, estiveram na sede do Grupo RBA para divulgar a inauguração do Palacete Faciola. Eles foram recebidos pelo presidente do grupo Jader Filho, pelo vice-presidente Camilo Centeno e pelo diretor comercial, Nilton Lobato
📷 A primeira dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho, junto com secretário de Cultura do Estado do Pará, Bruno Chagas, e a secretária de Comunicação do Estado, Vera Oliveira, estiveram na sede do Grupo RBA para divulgar a inauguração do Palacete Faciola. Eles foram recebidos pelo presidente do grupo Jader Filho, pelo vice-presidente Camilo Centeno e pelo diretor comercial, Nilton Lobato |Wagner Almeida/Diário do Pará

"É uma entrega espetacular para a cidade de Belém e para o estado do Pará, é uma casa do início do século XX que conta com vários elementos clássicos, que compõem não somente o prédio da esquina mas também os outros dois imóveis que cria neste momento o centro cultural Palacete Faciola [...] Vai abrigar o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC)", disse o Secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas.

De acordo com o presidente do grupo RBA, Jader Filho, a entrega do palacete restaurado é o inicio do resgate da beleza que a nossa cidade tem. "Acho uma iniciativa fantástica, isso com certeza vai fazer com que se torne um ponto turístico na nossa cidade [...] vai revelar cada vez mais e voltar a nossa cidade para o turismo e, também para nós paraenses e nós belenenses que vamos ter mais um espaço para visitar, mais um museu para conhecer." Afirmou.

Programação

Abrindo a programação de inauguração, a Amazônia Jazz Band (AJB) se apresenta com toda versatilidade e carisma. O show será aberto ao público pela rua Dr. Moraes e o repertório inclui as músicas “Foi assim”, de Paulo André & Ruy Barata; “Rhythm of our world”, de Arturo Sandoval; a seleção Tim Maia, com os clássicos nacionais “Azul da cor do mar”; “Primavera”; “Gostava tanto de você” e “Descobridor dos sete mares”. Na sequência, os músicos interpretam “Flor D’Luna”, de Tom Coster; “Oye Como Va”, de Tito Puente; “Europa”, de Carlos Santana e Tom Coster; e “Smooth”, de Itaal Shur e Rob Thomas.

O espetáculo também será composto pelas canções “A few good men” (Gordon Goodwin), “Estrepa muleke” (Kim Freitas), “Live and let die” (Paul e Linda Mccartney), “Against all odds” (Phil Collins), “Chorando se foi” (Banda Kaoma), “Sem você nada é bonito” (Pinduca), “12 horas sem te ver” (Pinduca), “Cuisse la” (Les aiglons), “Solo de craque” (Aldo Sena), “Rencontre” (Eric Brou) e “I got you (I feel good)” (James Brown).

Na entrega do espaço também serão abertas três exposições. A primeira - “Belém Passado/Presente” - é uma homenagem do Governo do Estado ao professor, arquiteto e urbanista, Flávio Nassar, falecido em março deste ano, que se destacou por sua extensa produção intelectual, dedicação ao patrimônio arquitetônico da capital paraense e à formação de novos profissionais da área. A exposição será composta por uma maquete do centro histórico de Belém, que ficará exposta durante quatro meses em uma das salas do Palacete.

Durante a entrega do Centro Cultural Palacete Faciola, haverá ainda a exposição permanente “Cinema, televisão e audiovisual na coleção do MIS, um breve recorte”, que reunirá acervos e equipamentos da memória audiovisual paraense, como câmeras de estúdio de das tvs Guajará e Marajoara; câmeras de cinema de Super 8, e 16 mm; projetores de filme Super 8, 16 e 35mm, aparelhos de tv; câmeras fotográficas analógicas; gravadores de som de fita magnética, poltronas do antigo cinema Guarani, e outros objetos de várias épocas, desde a década de 1960 até anos mais recentes, com exceção de uma vitrola, com funcionamento à corda, que data dos anos 1940/50.

De acordo com o diretor do MIS, Januário Guedes, o acervo busca trazer ao público atual um pouco da história desses registros. “Com essa exposição espera-se contribuir para informar o público sobre a finalidade de um Museu da Imagem e do Som, cujo papel é o de recolher, preservar, guardar e difundir a memória de um lugar, de uma sociedade, de um povo, no caso a sociedade paraense, contribuindo para a construção de sua identidade cultural”, comentou.

Serviço:

Entrega: Sábado dia 25

Hora: A partir das 17h

Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 194 - Nazaré, Belém - PA

Entrada franca

O Palacete Faciola é um casarão histórico de Belém, que chegou a ficar em estado de abandono.
📷 O Palacete Faciola é um casarão histórico de Belém, que chegou a ficar em estado de abandono. |Agência Pará
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias