Em Curuçá, no nordeste paraense, uma peixaria às margens do rio que banha e dá nome a cidade virou um dos empreendimentos mais procurados pelos turistas e visitantes da região. O restaurante ribeirinho fica na comunidade do Coqueiro e alia gastronomia ao contato com a natureza. O lugar também virou uma espécie de santuário para quem gosta de esportes aquáticos e um mergulho gostoso nas águas [salgadas] do rio. 

O rio sofre a influência direta do mar, por isso não é água doce, e o nível dela varia conforme as cheias e secas. 

A região é de mangue e tem uma paisagem exuberante, com um pôr-do-sol que parece uma obra de arte no céu. A plumagem das garças e guarás dão o contraste com o verde da vegetação preservada. O voo destas aves por ali ocorre principalmente no final da tarde. 

Uma
peixaria às margens do Rio Curuçá
📷 |Divulgação

A arquitetura do espaço é eclética. Agrega o rústico ribeirinho e também lembra as casas de pau-a-pique (de barro) que por muitos anos garantiram a moradia na comunidade. 

A mariscada (peixe, caranguejo e camarão) tem sido o prato mais pedido, juntamente com a caldeirada e o peixe frito. As porções costumam ser generosas. O feijão preza pelo sabor caseiro e os sucos de frutas completam o cardápio. 

O acesso é pela rodovia PA-318, que dá acesso ao município de Marapanim. O curto trecho de ramal é de piçarra e, no meio do caminho, tem um igarapé de água geladinha. Se rola um mergulho nele? Com certeza. 

Uma
peixaria às margens do Rio Curuçá
📷 |Divulgação

Alguns ingredientes, insumos e temperos dos pratos são produzidos no próprio terreno onde está o restaurante. Tanto é que os vasos de pimentinha compõem a ornamentação do ambiente. 

Tem ainda um chuveirão para quem quiser tirar a água salgada do corpo ou mesmo se refrescar. O aluguel dos caiaques custa R$ 25 por cada meia hora usada e tem ainda o passeio de lancha pela região. A novidade é o redário para descanso após o almoço.

Peixaria do Tubarão 

Como chegar 

l De carro, pela PA-318 que dá acesso a Marapanim 

Onde fica: 

l Comunidade do Coqueiro, em Curuçá. 

Cardápio mais procurado: 

l Mariscada, caldeirada e peixe frito. 

Como reservar: 

l (91) 98822.7275

📷 |
Já imaginou almoçar com uma vista dessas? Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS