No Jurunas, há um tradicional banho de cheiro realizado há 55 anos na passagem Marcílio Dias. A festividade inicia no dia 16 de junho, nove dias antes da data que homenageia São João, com o levantamento de um mastro. A partir daí, são realizadas nove noites de rezas, nas casas dos moradores. Após as celebrações, são distribuídas comidas típicas.

Devotos louvam São João Batista pelas ruas da Cidade Velha

A tradição começou com três irmãs - Maria da Conceição, Maria Valdomiro e Maria Izabel - que eram devotas de São João Batista e vieram de Abaetetuba. “Antes a passagem aqui era tudo igapó. Fazíamos nossa festa junina aterrando com serragem. Foi ficando mais popular a tradição entre os moradores, com isso vieram as novenas, as festas e agora a derrubada do mastro”, conta Doris Lobato, 75, aposentada.

No bairro da Marambaia acontece a festa do foguetinho, iniciada por Dona Maria das Graças Martins, 73, comerciante local, que decidiu passar aos filhos e netos o modo como foi criada, com fogueira, festa e comidas típicas. Com isso surgiu a tradição.

Cacau paraense é destaque em competição internacional

É feita uma grande fogueira no meio da rua, com muita música, comidas típicas e a distribuição de foguetinhos e chuveirinhos para a criançada. “Tenho um comércio aqui no bairro e quando precisei todos os meus vizinhos me ajudaram. Hoje tento retribuir organizando essa tradição com todos eles”, explica.

MAIS ACESSADAS