plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO

Fogueira e festa: bairros de Belém mantêm tradições juninas

Cada bairro de Belém tem sua peculiaridade no período junino. A equipe do Diário acompanhou as festividades em dois bairros.

Imagem ilustrativa da notícia Fogueira e festa: bairros de Belém mantêm tradições juninas camera A fogueira, símbolo das festas juninas, ainda é acesa em alguns bairros. | Celso Rodrigues/Diário do Pará

No Jurunas, há um tradicional banho de cheiro realizado há 55 anos na passagem Marcílio Dias. A festividade inicia no dia 16 de junho, nove dias antes da data que homenageia São João, com o levantamento de um mastro. A partir daí, são realizadas nove noites de rezas, nas casas dos moradores. Após as celebrações, são distribuídas comidas típicas.

Devotos louvam São João Batista pelas ruas da Cidade Velha

A tradição começou com três irmãs - Maria da Conceição, Maria Valdomiro e Maria Izabel - que eram devotas de São João Batista e vieram de Abaetetuba. “Antes a passagem aqui era tudo igapó. Fazíamos nossa festa junina aterrando com serragem. Foi ficando mais popular a tradição entre os moradores, com isso vieram as novenas, as festas e agora a derrubada do mastro”, conta Doris Lobato, 75, aposentada.

No bairro da Marambaia acontece a festa do foguetinho, iniciada por Dona Maria das Graças Martins, 73, comerciante local, que decidiu passar aos filhos e netos o modo como foi criada, com fogueira, festa e comidas típicas. Com isso surgiu a tradição.

Cacau paraense é destaque em competição internacional

É feita uma grande fogueira no meio da rua, com muita música, comidas típicas e a distribuição de foguetinhos e chuveirinhos para a criançada. “Tenho um comércio aqui no bairro e quando precisei todos os meus vizinhos me ajudaram. Hoje tento retribuir organizando essa tradição com todos eles”, explica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias