​De olhos atentos à exposição que conta a história da rainha medieval que virou santa​,​ e séculos depois deu nome à cidade, a dona de casa Odete Jacks, 67, parecia viajar ​diante de cada uma das pinturas feitas em óleo sobre tela e que foram trazidas da Alemanha para ficar em amostra permanente ​no Centro Cultural e Biblioteca Municipal Silvio Nascimento. O espaço que foi entregue, nesta terça-feira (28), em Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém.

A reforma levou 5 anos e novas atividades foram incorporadas ao projeto
📷 A reforma levou 5 anos e novas atividades foram incorporadas ao projeto |Denilson d'Almeida

​O centro funciona no antigo prédio do Grupo Escolar Sílvio Nascimento que passou por uma reforma e ganhou nova funcionalidade. O colégio continua funcionando no prédio ao lado e o antigo casarão Silvio Nascimento passa a abrigar uma escola de música, uma biblioteca, auditório e brinquedoteca​. Um prédio anexo abriga a Escola de Educação Infantil.

Para Odete, que conhecemos na abertura deste texto, a revitalização pela qual o prédio contribuiu para reacender a memória da cidade. "A minha mãe estudou aqui. Eu estudei e as minhas filhas também. Esta escola tem uma importância fundamental e é emocionante ver que o prédio, depois de reformado, continua ligado a atividades que trazem conhecimento", exaltou.

O prédio do Grupo Escolar foi construído em 1905 e inaugurado em 22 de junho de 1906. O nome é uma homenagem ao primeiro diretor, o professor Silvio Nascimento. Por 111 anos funcionou como um dos colégios mais importantes do município. O casarão foi fechado em 2017 para reforma e os alunos transferidos para outras unidades.

Por se tratar de um patrimônio histórico, a reforma precisou manter as características arquitetônicas, inclusive o piso ainda é o mesmo. Foi revitalizado. A iluminação noturna foi projetada para valorizar a arquitetura centenária e os detalhes da edificação.

Exposição sobre a rainha Santa Izabel é um dos atrativos do novo espaço cultural
📷 Exposição sobre a rainha Santa Izabel é um dos atrativos do novo espaço cultural |Denilson d'Almeida

"Tudo foi pensado com muito carinho, dentro da lei de proteção ao patrimônio. O povo izabelense tem um sentimento de pertencimento em relação à escola e o que se buscou aqui foi a valorização do que ela representa. Agora o espaço poderá ser frequentado por ex-alunos, alunos e pessoas amantes da arte, interessados na história e na pesquisa", sinalizou a secretária municipal de Educação, Elen Alves.

O Centro Cultural e Biblioteca Silvio Nascimento está localizado numa parte privilegiada da cidade, bem no centro de Santa Izabel, em frente à Igreja Matriz. "Estamos felizes em entregar esse patrimônio centenário que é de todos os moradores da cidade. O que se projetou foi a valorização da cultura e da Educação, além é claro de um novo espaço de lazer", disse o prefeito Evandro Watanabe.

O colégio continua funcionando no prédio ao lado e o antigo casarão Silvio Nascimento passa a abrigar uma escola de música, uma biblioteca, auditório e brinquedoteca Foto: Denilson d'Almeida

MAIS ACESSADAS