plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
LEVANTAMENTO

Pará gerou 15 mil vagas de empregos entre janeiro e maio

Segundo Ministério do Trabalho, o Estado lidera em contratações com carteira assinada na Região Norte. Em um ano foram 56 mil cargos criados

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará gerou 15 mil vagas de empregos entre janeiro e maio camera O setor de construção é o que mais gerou emprego este ano, segundo o Dieese | Octávio Cardoso/Diário do Pará

O Pará registra mais um mês com saldo positivo de empregos com carteira assinada: foram 6.382 novos postos de trabalho criados em maio. Com este novo resultado, no balanço acumulado dos cinco primeiros meses de 2022 (de janeiro a maio), o Estado gerou 15.233 vagas e alcançou mais de 56 mil novos empregos no acumulado de 12 meses – de maio de 2021 a maio deste ano. Considerando o ranking nacional, o Pará foi o 14º entre as 27 unidades federativas com o maior número de novas vagas de trabalho geradas tanto no acumulado de 12 meses quanto nos primeiros cinco meses do ano e permanece na liderança na Região Norte.

Pará: Hospital Regional dos Caetés contrata; veja mais!

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram que, em todo o Brasil foram criadas 277.018 vagas de emprego com carteira assinada em maio de 2022. O desempenho de maio é resultado de 1.960.960 admissões e 1.683.942 demissões. O número de contratações superou o de abril e o de demissões também foi superior, mas em um patamar menor. Na comparação com o mesmo mês de 2021, a criação de vagas foi maior neste ano: foram 266,4 mil empregos gerados em maio do ano passado.

CONSTRUÇÃO

A novidade no relatório mensal do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com o Governo do Estado é o aumento no número de vagas no setor da construção, com 2.135 novos postos de trabalho. O setor de serviços vem em seguida, com a geração de 1.617 vagas; indústria em geral com a geração de 1.499 postos de trabalhos; comércio com 1.078, vagas; e agropecuária com a criação de 53 vagas em maio.

Sespa abre 346 vagas com salários de até $ 2 mil

Considerando a movimentação do mercado de trabalho no Pará nos cinco primeiros meses do ano, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos, com 8.324 vagas. O comércio vem em segundo lugar com a geração de 3.214 vagas no acumulado dos cinco meses; seguido pela indústria em geral com a geração de 1.867 postos de trabalhos; agropecuária com a geração de 866; e construção com a geração de 862 vagas.

Setores

Brasil

 O setor de serviços foi o que mais contribuiu com a geração de empregos neste ano no Brasil, com 658,1 mil vagas de saldo positivo. Em seguida, vem a indústria, com 174,8 mil; construção, com 155,5 mil vagas; agricultura, com 49,2 mil; e comércio, com 13,9 mil.

Todas as regiões e estados do país registraram criação de vagas no mês de maio. São Paulo (85,7 mil), Minas Gerais (30 mil) e Rio de Janeiro (20,2 mil) lideraram os saldos. Os estados com menores saldos foram Amapá, com criação de 334 postos de trabalho, Roraima, com 494 e Sergipe com 855 vagas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias