Belém é a capital mais segura das regiões Norte e Nordeste do país, com redução de 12,9% na ocorrência de mortes violentas intencionais quando comparados os números de 2020 com 2021. A capital também registrou a mais baixa taxa de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes entre as capitais das duas regiões, passando a ocupar a 16ª posição no ranking nacional em mortes violentas. Em 2018, a cidade ocupava a 1ª colocação nesse triste ranking, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, publicado ontem (28).

Em todo o Estado do Pará, foi registrada queda de 38,96% na ocorrência de Mortes Violentas Intencionais (MVI), entre os anos de 2018 e 2021, que computaram 4.720 e 2.881 casos respectivamente, colocando o Estado entre as 14 unidades federativas que registraram redução de crimes violentos. Esse tipo de crime inclui homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes cometidas por forças de segurança.

Belém é a capital menos violenta do Norte-Nordeste do país

PF deflagra Operação Lavagem de Ouro em nove estados

O ano de 2018 foi considerado um dos mais violentos da história recente do Pará. Belém figurou como a capital mais violenta do país e entre as três cidades com maior número de mortes violentas, cerca de 67,5 mortos para cada 100 mil habitantes, de acordo com a 12ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em agosto daquele ano. O Pará teve o quarto maior número de mortes violentas registrado pelo monitor da violência em maio de 2018.

Para o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os resultados representam um avanço significativo das reduções alcançadas nos últimos três anos e meio. “Belém passa a ser agora a capital menos violenta das regiões Norte e Nordeste do Brasil, visto que todas as outras cidades com índices menores estão em outras regiões. Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo no que diz respeito às ações realizadas”, afirmou. “Mas temos a consciência de que, se alcançamos na capital uma média inferior à nacional, precisamos e devemos alcançar indicadores menores ainda. A população paraense merece e certamente terá melhores resultados”, frisou o titular da Segup.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública comparou dados de 2020 com 2021 e mostrou que, no ano passado, a capital do Pará registrou queda de 16,5% nos homicídios dolosos e de 55,8% de crimes de lesão corporal seguidos de morte.

INVESTIMENTOS

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, nos últimos três anos e meio, o Governo do Estado reajustou os salários dos policiais em até 49%; aumentou o efetivo das forças de segurança em mais sete mil profissionais; e investiu em equipamentos modernos, inteligência e integração das forças.

O Governo instalou seis Usinas da Paz, equipamentos de esporte, lazer e cultura nas regiões de maior vulnerabilidade social, que contribuem para que os indicadores de criminalidade se mantenham em redução contínua. Além disso, novas unidades policiais foram entregues, bem como, viaturas, lanchas e aeronaves. “Sabemos que ainda temos um caminho a percorrer, mas não podemos deixar de considerar que todos os investimentos realizados têm contribuído para os resultados que temos obtido nos últimos anos. São investimentos significativos que estão refletindo em dados apontados nacionalmente. Ressaltamos que não vamos parar e que os indicadores serão cada vez melhores”, concluiu Ualame Machado.

Queda

Brasil

 No total, o Brasil registrou uma queda de 6% nas mortes violentas, que incluem homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes cometidas pelas forças de segurança. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

MAIS ACESSADAS