Logo mais inicia o mês das férias escolares e, naturalmente, boa parte da população da Região Metropolitana de Belém vai aproveitar para sair da capital para os principais balneários do estado. Mas, antes disso, é importante que a população observe se o esquema vacinal está completo, tanto da imunização contra a Covid-19 quanto do Influenza, o vírus da gripe, além do Sarampo.

Para atender à população, a Prefeitura de Belém segue realizando a campanha de vacinação em diversos pontos da cidade. A novidade para esta semana é a ampliação da vacinação da gripe para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que a população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), shoppings centers e faculdades, em horários diferenciados, seguindo os critérios dos públicos elegíveis.

Um dos postos de imunização na capital funciona na Universidade da Amazônia (Unama), na avenida Alcindo Cacela, bairro do Umarizal. O posto seguirá com a ação até o próximo dia 15 de julho. Após essa data, haverá uma pausa de recesso e os trabalhos serão retomados somente a partir da primeira semana de agosto.

Saiba como viajar sem gastar mais do que pode nessas férias

“É necessário completar o esquema vacinal para que as pessoas possam ir para as férias mais tranquilas, porque o covid não acabou. Houve uma redução. Mas, estamos vendo que os casos estão aumentando novamente. Aqui no posto de vacinação da Unama estamos fazendo o esquema vacinal de covid, de 1ª, 2ª, 3ª e 4º doses, além da Influenza e tríplice viral para profissionais da área de saúde e crianças de 6 meses a 5 anos (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola)”, explicou a enfermeira Larissa Nogueira.

PROCURA

Na manhã de ontem (29), o posto da Unama estava movimentado por pessoas que buscavam os três tipos de vacina. O autônomo Silvio Bastos, 56, completou o esquema vacinal contra a covid-19 no local, onde fez a 4ª dose da Pfizer. “Já vacinei contra a gripe. Estava esperando o intervalo pra poder fazer a quarta dose. Tive covid logo no início (da pandemia), mas os sintomas foram bem leves. Todo mundo em casa teve, mas leve. Acho que vai muito da própria resistência de cada um. É importante fazer essa proteção, principalmente, por causa desses períodos de férias, vai ter o período político e o Círio, com muita aglomeração”, pontuou.

Já vacinada com a quarta dose da vacina contra a covid, a professora Ana Cecília dos Anjos, 59, procurou o posto para receber a imunização contra a gripe. “Na minha família todos tiveram covid e eu fiquei com sequelas, problemas cardíacos por causa da covid. Estava fazendo tratamento e no corre corre não tomei a vacina da gripe ano passado. Mas agora vou tomar”, disse.

Onde se vacinar?

Belém (De 27 de junho a 01 de julho)

Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;

Faculdades (Unifamaz, Fibra e Unama), das 9h às 17h;

Shoppings centers: Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará e Parque Shopping, de segunda a sexta, de 14h às 20h; e IT Center, das 8h às 19h.

MAIS ACESSADAS