Recentemente, o Hospital HSM se tornou pioneiro na realização de transplante de medula óssea no Norte do Brasil. E notícias ainda melhores estão por vir. Lembra do paciente transplantado no hospital? Ele se recuperou e recebeu alta nesta semana. 

Elias, paciente transplantado no Hospital HSM comemorou sua recuperação com homenagens feitas pela equipe multiprofissional da instituição.

Veja também:

HSM é pioneiro em transplantes de medula no Norte do Brasil

Transplante de medula: uma história de batalhas e conquistas

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, Elias é presenteado com uma camisa do Paysandu - seu clube do coração - autografada pelos atletas do time bicolor. Além disso, ele também posou para fotos segurando placas com os dizeres: "Minha medula pegou e vou para casa!". 

Paciente ganhou camisa autografada pelo elenco do Paysandu
📷 Paciente ganhou camisa autografada pelo elenco do Paysandu |Reprodução/Redes Sociais

TRANSPLANTE

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e, consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

A medula óssea é aquela massa popularmente conhecida como "tutano". Nos seres humanos, o tecido líquido-gelatinoso é responsável pela produção dos componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Já os leucócitos fazem a defesa das infecções e as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

PIONEIRISMO

O Hospital HSM foi credenciado pelo Ministério da Saúde e pela Central Nacional de Transplantes, se tornando o primeiro do Norte do Brasil a ser autorizado a realizar o transplante de medula óssea, procedimento indicado a pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia.   

Hospital HSM inova mais uma vez e se torna pioneiro em transplantes de medula óssea no Norte do país
📷 Hospital HSM inova mais uma vez e se torna pioneiro em transplantes de medula óssea no Norte do país |Divulgação/HSM

João Saraiva, médico Hematologista e especialista em Transplante de medula óssea, explica a importância deste procedimento ser realizado em um hospital como o HSM. "O transplante é executado na década de 70, e até hoje, a região Norte, como um todo, não podia fazer esse procedimento. Sempre tiveram que procurar outros estados, principalmente do Sul e Sudeste. Então, esse trabalho no hospital visa acelerar, reduzir essa distância entre o Pará e outros estados", conta.

Ainda de acordo com o médico, há uma grande lista de pacientes que estão na espera para realizar o procedimento. "Então, nós vamos conseguir abraçar e buscar atender o máximo de pacientes que conseguirmos, pincipalmente nessa fase inicial", ressalta.

MAIS ACESSADAS