plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO!

Paciente que fez transplante de medula no HSM recebe alta

Elias recebeu homenagens da equipe multiprofissional do hospital, o qual foi a primeira instituição de saúde do Norte do Brasil a fazer transplante de medula óssea.

Imagem ilustrativa da notícia Paciente que fez transplante de medula no HSM recebe alta camera Elias recebeu alta nesta semana após fazer transplante de medula óssea no HSM | Reprodução/Redes Sociais

Recentemente, o Hospital HSM se tornou pioneiro na realização de transplante de medula óssea no Norte do Brasil. E notícias ainda melhores estão por vir. Lembra do paciente transplantado no hospital? Ele se recuperou e recebeu alta nesta semana.

Elias, paciente transplantado no Hospital HSM comemorou sua recuperação com homenagens feitas pela equipe multiprofissional da instituição.

Veja também:

HSM é pioneiro em transplantes de medula no Norte do Brasil

Transplante de medula: uma história de batalhas e conquistas

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, Elias é presenteado com uma camisa do Paysandu - seu clube do coração - autografada pelos atletas do time bicolor. Além disso, ele também posou para fotos segurando placas com os dizeres: "Minha medula pegou e vou para casa!".

Paciente ganhou camisa autografada pelo elenco do Paysandu
📷 Paciente ganhou camisa autografada pelo elenco do Paysandu |Reprodução/Redes Sociais

TRANSPLANTE

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e, consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

A medula óssea é aquela massa popularmente conhecida como "tutano". Nos seres humanos, o tecido líquido-gelatinoso é responsável pela produção dos componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Já os leucócitos fazem a defesa das infecções e as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

PIONEIRISMO

O Hospital HSM foi credenciado pelo Ministério da Saúde e pela Central Nacional de Transplantes, se tornando o primeiro do Norte do Brasil a ser autorizado a realizar o transplante de medula óssea, procedimento indicado a pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia.

Hospital HSM inova mais uma vez e se torna pioneiro em transplantes de medula óssea no Norte do país
📷 Hospital HSM inova mais uma vez e se torna pioneiro em transplantes de medula óssea no Norte do país |Divulgação/HSM

João Saraiva, médico Hematologista e especialista em Transplante de medula óssea, explica a importância deste procedimento ser realizado em um hospital como o HSM. "O transplante é executado na década de 70, e até hoje, a região Norte, como um todo, não podia fazer esse procedimento. Sempre tiveram que procurar outros estados, principalmente do Sul e Sudeste. Então, esse trabalho no hospital visa acelerar, reduzir essa distância entre o Pará e outros estados", conta.

Ainda de acordo com o médico, há uma grande lista de pacientes que estão na espera para realizar o procedimento. "Então, nós vamos conseguir abraçar e buscar atender o máximo de pacientes que conseguirmos, pincipalmente nessa fase inicial", ressalta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias