O período da quadra junina está chegando ao final e o encerramento se dá com as comemorações em torno de um santo pouco conhecido dos tradicionais Santo Antônio, São João e São Pedro, porém tem sua importância na igreja católica e nos festejos do sexto mês do ano.

Nesta quinta-feira (30), se comemora o dia de São Marçal, santo que fecha o ciclo do período junino e que possui um forte apelo popular na região nordeste do Brasil, em razão de sua história.

Marçal tem forte ligação com outro mártir da igreja, Santo Estevão e nasceu no século III depois de Cristo. Os historiadores acreditam que a criança que entregou cinco pães e dois peixes a Jesus no milagre da multiplicação dos pães era Marçal, que foi um dos 72 apóstolos de Cristo, com forte influência de São Pedro.

Marçal foi conduzido a ir para a França a pedido de Pedro. O país foi palco de um de seus principais milagres: com um cajado dado pelo apóstolo, Marçal ressuscitou um morto e deixou todos admirados. O mesmo objeto foi alvo de conversão e apagar vários incêndios no país.

Belém terá vários bairros sem água. Veja quais!

Marçal se tornou bispo de Limoges, onde foi preso e libertado através de uma luz que arruinou a vida de seus inimigos. Foi martirizado ao lado de outros presbíteros, São Alpiniano e São Austricliniano.

A devoção a São Marçal é bastante forte no estado do Maranhão, onde em vários locais existem fogueiras de paneiros e palhas secas, além da concentração de Boi Bumbá na capital do estado, São Luís.

São Marçal é declarado padroeiro dos Bombeiros e é o santo que livra a humanidade do fogo.

São Luis tem avenida e festas para São Marçal. Foto: Divulgação / Arquidiocese de São Luis

MAIS ACESSADAS