Foi realizada nesta quinta-feira (30), uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém em comemoração ao aniversário de 94 anos da Rádio Clube do Pará, após requerimento do vereador Mauro Freitas (PSDB). Na ocasião da sessão, a emissora recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Belém, a partir de projeto de Freitas. A “Poderosa” é a primeira emissora de rádio na Amazônia e a quarta mais antiga do Brasil.

Convênio garante a reforma de seis feiras de Belém

Ponte de Outeiro: Governo do Pará define data para liberação

O vereador Mauro Freitas afirmou que teve a ideia para o projeto por sempre ter considerado a Rádio Clube do Pará um veículo importante para o estado. “Durante os seus 94 anos, a rádio tem prestado serviços inigualáveis a essa população e ao Brasil. A homenagem em transformar a Rádio Clube do Pará em Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Belém na realidade é um apelo da população paraense. Como vereador de Belém, não estou só orgulhoso, mas com o sentimento de dever cumprido,” explicou.

A homenagem foi feita pelo vereador Mauro Freitas, que recebeu Jader Filho e Camilo Centeno na CMB
📷 A homenagem foi feita pelo vereador Mauro Freitas, que recebeu Jader Filho e Camilo Centeno na CMB |Mauro Ângelo

A cerimônia contou com a presença do presidente do Grupo RBA, Jader Filho, do vice-presidente Camilo Centeno, e do diretor de esportes da Rádio Clube, Guilherme Guerreiro, além de outros profissionais da emissora. Durante a cerimônia, que incluiu a entrega de diplomas, Jader Filho recebeu das mãos do vereador Mauro Freitas a plaqueta em homenagem à emissora.

Jader Filho destacou a importância da emissora para o Estado e a comunicação no Brasil
📷 Jader Filho destacou a importância da emissora para o Estado e a comunicação no Brasil |Mauro Ângelo

Para o presidente do Grupo RBA, foi uma grande honra receber a homenagem. “É uma honra muito grande esse reconhecimento para a nossa Rádio Clube do Pará, uma rádio que se confunde não só com a cidade, mas também com a história do nosso Estado. Afinal de contas, ela é a quarta rádio mais antiga do Brasil. Tem toda uma história, com muitos nomes de jornalistas e pessoas que foram referência ao longo da sua trajetória e para o nosso Estado. Hoje estar recebendo esse reconhecimento da câmara municipal, em especial do vereador Mauro Freitas, para nós é motivo de honra e de muito orgulho”, agradeceu.

“É um dia especial para todos que fazemos a Rádio Clube do Pará, vivenciamos essa história toda. Essa sessão especial homenageia os 94 anos da rádio e mais do que isso a entrega desse título. Caminhamos para os 100 anos da rádio, com o mesmo nome, com uma pujança gigantesca, com modernidade e olhando para frente”, afirmou Guilherme Guerreiro.

LIDERANÇA

Recentemente, a emissora garantiu a liderança pelo 26º ano seguido entre as emissoras AM, segundo pesquisa feita pela Kantar Ibope Media. A pesquisa mostra que a Rádio Clube do Pará mantém a liderança absoluta na frequência AM no Estado, com 73,30% de audiência, o que representa quase 4 vezes o percentual da segunda colocada (20%). A rádio terceira colocada aparece com 17,42%. Segundo a pesquisa, a Rádio Clube do Pará possui mais de 82 mil ouvintes por dia e 175 mil pessoas no alcance máximo.

📷 Camilo Centeno lembrou que a Rádio Club é líder absoluta na preferência dos ouvintes paraenses |Mauro Ângelo

Camilo Centeno aponta que os números da pesquisa confirmam a posição e liderança da Rádio Clube no segmento de AM no Pará. “A Rádio Clube do Pará está em Belém, se incorporou à vida dos paraenses ao longo de toda sua história e esse é um reconhecimento que nos toca muito. Mais um motivo para que o Grupo RBA continue trabalhando e prestando um excelente serviço para a população que acompanha a nossa rádio. A rádio apesar de ter quase 100 anos, sempre tem buscado se modernizar, estamos em todos os canais, como a internet, onda média, onda tropical e futuramente na FM. Já temos mais de 80 mil ouvintes por dia espalhados pelo Brasil por sinal de celular”, lembrou.

MAIS ACESSADAS