plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Covid, gripe e sarampo: vacine-se no fim de semana em Belém

O reforço aos fins de semana tem a finalidade de facilitar, ainda mais, o acesso às vacinas, além de aumentar o número de pessoas vacinadas nas três campanhas de imunização e aumentar a cobertura vacinal

Imagem ilustrativa da notícia Covid, gripe e sarampo: vacine-se no fim de semana em Belém camera Imunização é importante para manter a todos protegidos e evitar novos surtos de doenças | Foto: Bruno Cruz

O primeiro fim de semana de férias escolares será com vacinação em Belém. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), segue imunizando a população da capital contra covid-19, gripe e sarampo, em locais e horários específicos e de acordo com os critérios dos públicos elegíveis para cada vacina.

+ Ministério da Saúde perdeu 1,1 milhão de testes de Covid-19

+ MPPA firma AC com colégio para garantir inclusão de autistas

Neste sábado, 2, as vacinas estarão disponíveis no ponto de vacinação fixo da Aldeia Cabana Davi Miguel, na Pedreira – que também funciona em sistema de drive-thru – e no ponto volante no ônibus da vacinação, que estará na Praça da República, bairro da Campina, centro de Belém.

Em ambos os locais o horário de atendimento é de 8h às 13h. No domingo, 3, a vacinação vai estar disponível no ônibus da vacina, que estará na Praça São Domingos de Gusmão, na Terra Firme, também no horário de 8h às 13h.

O reforço da vacinação aos fins de semana faz parte do programa Belém Vacinada, cujo objetivo é facilitar, ainda mais, o acesso às vacinas, além de aumentar o número de pessoas vacinadas nas três campanhas de imunização e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal para o público-alvo em cada campanha.

COVID

Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas (com 40 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

SARAMPO

Contra o sarampo, a campanha está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

INFLUENZA

Desde o último dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal. Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar. Os grupos são: crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Leia também:

+ FGTS: nascidos em julho já podem retirar saque-aniversário

+ Mega Sena sorteia prêmio de R$ 43 milhões neste sábado

DOCUMENTOS

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias