plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
A PANDEMIA NÃO ACABOU!

Covid-19: saiba onde fazer o teste gratuito em Belém

A população pode fazer o procedimento nas Unidades Básicas de Saúde e nas UPAs, além do Hospital Dom Vicente Zico e nos Prontos-Socorros

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: saiba onde fazer o teste gratuito em Belém camera O atendimento ocorre das 8h às 17h, na maioria dos bairros da capital, além de Icoaraci e Outeiro. | Wagner Santana

A rede de saúde do município de Belém está preparada para fazer a testagem contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), os locais onde o exame está disponível foram reabastecidos e oferecem, gratuitamente, o teste, no horário de funcionamento das unidades, que é das 8h às 17h.

O teste rápido está disponível em 36 locais da rede municipal – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Hospitais de Pronto-Socorro – e no Hospital Dom Vicente Zico, conveniado ao município.

O diretor de Vigilância à Saúde, Adriano Furtado, lembra que o teste deve ser feito por qualquer pessoa que esteja, há pelo menos três dias, com sintomas gripais, como coriza, tosse, falta de ar, febre e dores de cabeça e no corpo. “É importante que a população dê preferência ao exame oferecido pela rede pública, onde a notificação, em casos positivos, é mais célere”, diz.

Covid, gripe e sarampo: vacinação segue em Belém até quinta

Surto de sarampo: veja aqui se você precisa se vacinar

No mês das férias escolares, os distritos que recebem grande quantidade de visitantes estão na lista de locais com teste disponível. “Somente em Mosqueiro temos quatro pontos de testagem, mais um em Outeiro e outro em Cotijuba”, destaca o diretor.

Segundo Adriano Furtado, ao ofertar o teste contra a covid-19, a Prefeitura de Belém segue com a política de monitoramento constante da pandemia na capital. “Apesar da vacinação ter avançado, acompanhamos o comportamento da epidemia, e os testes fazem parte dessa estratégia. A detecção precoce de casos ajuda a melhorara assistência”, conclui.

ONDE FAZER

O teste contra a Covid-19 está disponível nas seguintes UBS: Águas Lindas, Baía do Sol, Bengui I, Bengui II, Cabanagem, Carananduba, Condor, Cotijuba, Cremação, Curió, Fátima, Guamá, Icoaraci, Jurunas, Maguari, Marambaia, Maracajá, Outeiro, Paraíso dos Pássaros, Fátima, Pratinha, Providência, Sacramenta, Sideral, Tapanã, Telégrafo e Terra Firme.

A população também pode fazer a testagem nos dois Prontos-Socorros da capital (Umarizal e Guamá) e no Hospital Geral de Mosqueiro, além do Hospital Dom Vicente Zico. Outros locais com o serviço disponível são as UPAs de Icoaraci, Marambaia, Jurunas, Sacramenta e Terra Firme.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias