plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRISTEZA

Patrimônio: Belém está perdendo calçadas históricas

Presentes principalmente nos bairros da Cidade Velha e da Campina, as calçadas de lioz, que são um registro da chamada Belle Époque, cada vez mais vão se tornando uma breve lembrança dos belenenses

Imagem ilustrativa da notícia Patrimônio: Belém está perdendo calçadas históricas camera Além da falta de manutenção, calçadas também estão sendo cobertas por cimento | Mauro Ângelo / Diário do Pará

Tombadas como patrimônio histórico, juntamente com outras estruturas e monumentos antigos que datam da Belle Époque, as calçadas de lioz, de origem portuguesa, presentes principalmente nos bairros da Cidade Velha e da Campina, em Belém, vem desaparecendo pouco a pouco. O avanço da urbanização e a própria ação do tempo, tem deixado o cenário da “época de ouro” da capital paraense apenas nas lembranças.

Nesse decorrer das transformações em toda a cidade, inclusive nesses dois bairros do centro histórico, é possível observar que grande parte desses calçamentos foram “engolidos” pelo cimento. As pedras em formatos robustos e de forte resistência, estão dando lugar a rampas de acesso às garagens de imóveis e, até mesmo, para elevar a área de passagem em frente às lojas que funcionam na área.

.Alcides do Nascimento contou que já sofreu tombo por causa das rampas
📷 .Alcides do Nascimento contou que já sofreu tombo por causa das rampas |Mauro Ângelo / Diário do Pará

Na travessa Joaquim Távora e Doutor Malcher, por exemplo, é comum encontrar pequenas rampas que facilitam a entrada nas residências. Porém, quem precisa andar a pé pelo bairro reclama dos desníveis que as obras feitas fora dos padrões causam nas calçadas. “Quase todos os dias eu passo por aqui e já vi muita gente cair por conta disso. Eu mesmo já sofri um tombo porque é um sobe e desce sem fim”, disse Alcides do Nascimento, 70.

“ARRUMAÇÕES”

O problema também se estende para a travessa Dom Bosco, próximo à Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em uma parte da calçada, apenas o meio fio permaneceu com as pedras de lioz e teve o restante do calçamento totalmente coberto por cimento. Na rua Doutor Assis, umas das principais do bairro, as “arrumações” de calçadas em vários pontos também colocaram fim às pedras históricas.

Promotoria de Justiça interdita supermercados em Ananindeua

“Infelizmente, não temos um serviço de manutenção eficaz e temos que, por conta própria, arrumar as calçadas que vão ficando cada vez mais deterioradas com o passar do tempo. Não é difícil ver pedras se soltando e sendo quebradas quando os veículos passam. É uma situação complicada e a gente tenta fazer o que pode para manter as calçadas”, disse um lojista da área que preferiu não se identificar.

NOTAS

Em nota, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), informou que faz as devidas notificações das intervenções nos calçamentos à Secretaria de Urbanismo (Seurb), responsável por impor as punições e demais delimitações. Já a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informa que executa um programa específico de manutenção de calçadas em diversos pontos de Belém, para torná-las trafegáveis ao pedestre.

Além disso, o órgão explica que ao planejar novas construções, os empreendimentos imobiliários devem adotar o padrão de calçadas com acessibilidade. A adequação é uma exigência para a emissão da licença final da obra. O setor de Código de Posturas do Município de Belém estabelece ainda um padrão adequado de calçadas em relação a vários aspectos, como elevação, inclinação, revestimento, nivelamento e alinhamento, assim como obstruções.

Decisões federais podem causar rombo em prefeituras do Pará

A Seurb ressaltou ainda que trabalha orientando os cidadãos que querem construir ou reformar uma calçada e que, diariamente, fiscaliza obstruções e irregularidades para posterior notificação sobre a adequação dentro dos padrões corretos.

Já a Secretaria de Estado de Cultura esclarece que qualquer tratamento às calçadas de lioz deve ter autorização prévia do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac/Secult) e também da Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), por estar relacionado ao Código de Posturas da cidade. O Dphac realizou vistorias recentes na área e verificou diversas irregularidades, as quais estão suscetíveis a penalidades, conforme a Lei Estadual nº 5.629, e tem promovido ações de educação patrimonial junto à sociedade, buscando prevenir ações prejudiciais ao patrimônio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias