plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRIBUTAÇÃO

Estado reduzirá ICMS do Trigo e de equipamentos da indústria

A decisão foi do Confaz a partir de pedido do Governo do Pará, reduzindo o cálculo dos impostos, e que deve diminuir preços do pão, por exemplo

Imagem ilustrativa da notícia Estado reduzirá ICMS do Trigo e de equipamentos da indústria camera Redução deve gerar reflexos na produção de pães no Estado, diminuindo preços | Wagner Almeida / Diário do Pará

A Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) conseguiu, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), duas importantes vitórias para a indústria paraense. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou o Governo do Estado do Pará a conceder redução de base de cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações internas e de importação, sem similar produzido no país, de máquinas e equipamentos para a indústria de transformação.

Concedeu ainda a redução de base de cálculo do ICMS nas operações internas e de importação do exterior de trigo em grão, farinha de trigo e mistura de farinha de trigo, realizadas pela indústria moageira e aos estabelecimentos que pratiquem atividade industrial com trigo.

As decisões foram tomadas em reunião do Conselho realizada dia 1º de julho, e publicadas no Diário Oficial da União da última terça-feira (5). O Confaz é um órgão ligado ao Ministério da Economia, que tem como objetivo principal celebrar convênios para efeito de concessão ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais e financeiros do ICMS.

Paraense gasta 56% do salário mínimo só com a cesta básica

Governo do Pará reduz imposto sobre gasolina de 28% para 17%

“Este é um trabalho da Federação das Indústrias de longa data por meio do nosso Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra). O objetivo sempre foi nivelar o tratamento dos outros estados com relação ao estado do Pará, que estava sendo prejudicado. Essa redução coloca as indústrias de alimentos, principalmente de massas, pães e biscoitos, em condições de concorrência com as outras do Norte e Nordeste. Com relação aos equipamentos, principalmente neste momento, quando se fala sobre a necessidade de se industrializar o parque industrial do Pará, haverá um incentivo para as empresas comprarem equipamentos novos”, explica o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

“É fácil trabalhar quando todos buscam o mesmo objetivo. Fico feliz de ter participado desta empreitada, resolvemos grande parte das pendências do setor de forma transparente. Credito essa vitória às nossas Entidades, que são muito maiores que todos nós e devemos, ao negociar com qualquer Governo, fazê-lo através de nossas Entidades de Classe. Esperamos sinceramente que estas conquistas sirvam de exemplo para futuras lutas”, avalia o presidente do Coinfra e vice-presidente executivo da FIEPA, José Maria Mendonça.

PANIFICAÇÃO

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Pará (Sindipan), André Carvalho, comemora a notícia e já vê reflexos positivos futuros para a sociedade. “Ficamos muito felizes e gratos com essa conquista, que irá beneficiar todos nós que representamos a cadeia do trigo e, consequentemente, toda a população paraense no futuro”, afirma.

As reduções

Impostos

l Com a decisão do Estado, a alíquota da cadeia do trigo reduz de 17% para 7% e a das máquinas e equipamentos, agora reduz para 7%.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias