plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VACINE-SE!

Belém já vive a quarta onda de Covid-19; previna-se!

A cada dez pacientes que realizam testes, seis positivam para a doença, de acordo com o Sindesspa. Apesar do atual momento, os números não colocam em risco os leitos hospitalares de Belém

Imagem ilustrativa da notícia Belém já vive a quarta onda de Covid-19; previna-se! camera Mauro Ângelo

A busca por atendimento de pessoas acometidas por sintomas gripais tem aumentado nas unidades de saúde particulares, em Belém. Mais preocupante do que isso, a maioria desses casos é referente a pessoas diagnosticadas com Covid-19. A confirmação foi feita pelo Sindicato dos Estabelecimentos e Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa), que contabiliza a situação no número e tipo de atendimento nas unidades de saúde da rede particular, o que indica um novo surto na cidade.

Em números, de acordo com o Sindesspa, de dez pessoas com sintomas gripais que se submetem ao exame, seis testam positivo. “Mais de 50% das pessoas que apresentam esses sintomas estão com Covid-19, o que nos faz dizer que Belém vive a quarta onda da pandemia, embora num outro cenário, diferente das primeiras ondas que foram enfrentadas”, disse o Dr. Breno Monteiro, presidente do Sindesspa.

Os hospitais particulares da cidade estão lotados de pacientes que relatam sintomas gripais
📷 Os hospitais particulares da cidade estão lotados de pacientes que relatam sintomas gripais |Antonio Melo/Diário do Pará

O DIÁRIO registrou a grande procura de pacientes em hospitais particulares na cidade. Em uma unidade hospitalar localizada na travessa Castelo Branco, bairro do Guamá, o entra e sai de pessoas era intenso. “Vim trazer minha filha que está gripada, mas não conseguimos ser atendidas porque estava lotado de pessoas com o mesmo sintoma. Estamos indo embora, vou cuidar dela em casa para ver se melhora”, disse a professora Maria Andrade.

Apesar do surto de Covid-19 na cidade, o Sindesspa afirma que os números de casos não chegam a colocar em risco os leitos hospitalares. O alto percentual de vacinados seria o motivo, o que mostra a eficiência dos imunizantes em combater o vírus. “Se não fosse a vacina, poderíamos estar vivendo esse surto com muitas mortes. Pelo contrário, com o alto percentual de vacinados, não tem ocorrido o aumento de internações nas unidades hospitalares da rede privada por covid-19. Por isso, por quantas vezes for necessário, as pessoas devem procurar se vacinar”, acrescentou.

Além disso, em relação aos sintomas gripais como dor de garganta, febre e coriza, entre outros, o Sindesspa alerta para os cuidados básicos, uma vez que apresentar esses sintomas não significa estar infectado pela covid-19. “Os cuidados são os de sempre, como isolamento, usar máscaras e usar vitaminas que ajudam o paciente a se recuperar em casa. Se for sair, apenas se for em casos mais graves e, além disso, buscar se vacinar contra a gripe e outras doenças que estão disponíveis. Teremos que aprender a conviver com o vírus e outras doenças, e isso depende muito de nós”, declarou Breno Monteiro.

Onde fazer teste

UBS

- Outeiro (Rua Manoel Barata, 2373-2397);

- Cotijuba (Rua Manoel Barata, s/n);

- Jurunas (Rua Fernando Guilhon, s/n, entre passagem Jacob e travessa Monte Alegre);

- Bengui(Rua Benfica, esquina com passagem São Pedro);

- Carananduba (Praça do Carananduba, s/n, entre avenida Beira-Mar e rua Santo Antônio, Mosqueiro);

- Baía do Sol (Avenida Beira-Mar, s/n, próximo ao mercado, Mosqueiro);

- Icoaraci (Rua Manoel Barata, 840, entre travessas Itaboraí e São Roque);

- Tapanã (Rua São Clemente, s/n).

UPAS

- Sacramenta (Avenida Doutor Freitas, 860);

- Jurunas (Passagem Esperança, 63);

- Marambaia (Rua Maravalho Belo, s/n);

- Terra Firme (Avenida Perimetral, s/n);

- Icoaraci (Rua Paraíso, s/n).

URE DOCA

- Av. Visc. de Souza Franco, S/n – Reduto (Próximo ao Shopping Boulevard)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias