plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
METEOROLOGIA

Calor deve predominar nos próximos dias no Estado

Segundo o especialista, até o final do mês as temperaturas se mantêm na média dos 34 e 38 graus.

Imagem ilustrativa da notícia Calor deve predominar nos próximos dias no Estado camera Fonte de água do Porto Futuro atrai muitas crianças durante o calor que faz em Belém | WAGNER ALMEIDA

De acordo com o meteorologista Sidney Abreu, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Estado terá muito sol e calor nos próximos dias. Segundo o especialista, até o final do mês as temperaturas se mantêm na média dos 34 e 38 graus. O calor elevado é motivado principalmente pela presença da massa de ar seco que dificulta a formação de nuvens, ocasionando amplitude térmica e baixos índices de umidade relativa do ar.

Para quem ainda pretende pegar uma praia ou aproveitar as férias ao ar livre, a boa notícia é que teremos mais tempo de sol do que de chuva. “Salinas, Ajuruteua, Marudá, a Ilha do Marajó, a própria Região Metropolitana de Belém, entre outros, apresenta pouca nebulosidade no início do dia, permitindo a entrada da radiação ‘sem filtro’ aquecendo bastante a superfície”, explicou Sidney Abreu.

Entrada de veículos será proibida na praia do Atalaia

Mesmo com a previsão de poucas chuvas para o restante do mês de julho, espera-se que o acumulado mensal fique em torno do normal, e vão se concentrar no período da tarde e início da noite. No Sul paraense, a previsão é de pouca chuva com um volume médio de 40mm. “Resumindo, teremos poucas chuvas em todo o Estado. No entanto, no Sul a predominância de ar seco chega numa área de praticamente ‘zero de chuva’. Com essas características, temos a baixa umidade do ar e um solo mais propenso a desenvolver queimadas e por conta disso estamos observando com mais atenção essas regiões”, concluiu Sidney Abreu, do Inmet.

Em Belém, o calor leva os moradores a lotar diversos pontos turísticos da capital paraense em busca de atrativos para se refrescar. No Porto do Futuro, por exemplo, além das pistas de corrida e ciclismo, playground, lagos, área de alimentação, bicicletário e academia ao ar livre, o local possui um ambiente que possibilita aos visitantes uma fonte de água, que atrai principalmente as crianças. “Estamos desde cedo esperando liberarem o acesso para minha neta brincar. Trouxe ela especialmente para aproveitar esta atração, pois une a brincadeira ao ar livre e ao mesmo tempo o frescor numa tarde tão quente”, afirmou a aposentada Raimunda Costa, de 77 anos.

Próximo dali, o complexo do Ver-o-Rio, é outro ambiente escolhido para aproveitar as altas temperaturas, seja para colocar o pé na areia com vista para a Baía do Guajará, ou até mesmo para aproveitar o crepúsculo formado no final da tarde e de quebra um cafezinho com tapioca.

O servidor público Thiago Gomes e a cabeleireira Angélica Meira contaram que “dá para aproveitar o sol sem ir muito longe”, disseram. “Nem sempre estamos numa praia, então um passeio ou até mesmo uma brincadeira por aqui mesmo e em contato com a natureza já faz diferença”, concluiu Thiago. A água de coco também é uma boa pedida. “Pelo menos umas três vezes eu dou uma corrida aqui no Portal da Amazônia e uma volta e outra sempre tenho que comprar um coco gelado pois o calor é grande. Eu particularmente considero o mês de julho o melhor período do ano. Dá para aproveitar esse calorão”, enfatizou o psicólogo Wallace Pena, 26.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias