plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VERÃO AMAZÔNICO

Calor deve predominar na maior parte do território paraense

O boletim climatológico elaborado pela Semas mostra as regiões que terão menor volume de chuvas

Imagem ilustrativa da notícia Calor deve predominar na maior parte do território paraense camera Crianças se refrescam e se divertem no Porto Futuro | Wagner Almeida / Diário do Pará

De acordo com o boletim climatológico elaborado pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), divulgado na quarta-feira (03). O mês de agosto será marcado pelo início do verão amazônico em grande parte do Estado e chuvas acima do normal na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Para a faixa sul do Pará, que compreende regiões do sudoeste, sul e sudeste, é prevista escassez de chuvas de forma mais intensa neste período, com totais mensais variando entre 5 mm/mês e 50 mm/mês.

Em algumas áreas das regiões Sudeste e Sudoeste será normal não haver registro de chuva. Municípios como Conceição do Araguaia, Brasil Novo e Rondon do Pará, localizados nessa faixa, estão inseridos no período seco que caracteriza o verão amazônico.

Antônio Sousa, meteorologista da Semas, explica que a redução das chuvas neste período é motivada por questões sazonais e climáticas.

Veja os cuidado com as doenças que são comuns no Verão

“Na faixa norte o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para o hemisfério norte, e na faixa sul a massa de ar seca que domina a região central do Brasil, favorecem a presença de bloqueios atmosféricos presente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do País, contribuindo de forma direta na redução das chuvas. Os eventos de precipitação observados em agosto estão relacionados à convecção local, linhas de instabilidade e atuação de pulsos de distúrbios ondulatórios nos ventos de leste”, informa o meteorologista.

A previsão para a faixa norte paraense, que abrange o nordeste do Pará, litoral, Arquipélago do Marajó e Baixo Amazonas, também é de clima seco. Contudo, o extremo norte da região ainda apresenta acumulados mensais em torno de 100 mm/mês. Chuvas acima do padrão climatológico estão previstas nas regiões nordeste, RMB, parte do Marajó e leste da Calha Norte, onde ocorrerão os maiores acumulados de chuva no Pará, com previsão de quase 150 mm/mês.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias