Após uma pausa neste final de semana, a vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo volta normalmente a partir da próxima segunda-feira (8), em Belém. Ao longo de toda a semana, os moradores da capital poderão comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nos shopping centers Pátio Belém e Parque Shopping.

No entanto, é preciso estar atento aos horários diferenciados e aos públicos elegíveis para cada vacina. No caso da Covid-19, de acordo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), os imunizantes disponíveis são Coronavac, Janssen, Pfizer adulto e pediátrica.

LEIA TAMBÉM:

Vacinação contra a polio começa na segunda em Belém

Baixa cobertura vacinal da Pólio preocupa autoridades

Em relação aos imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, a Sesma lembra que é necessário a apresentação de um laudo ou receita médica, que comprove a condição. O público em geral, por seu turno, precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém.

Trabalhadores da saúde e das demais categorias que estão aptos a se vacinar terão que apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Crianças

As crianças com  idades entre 3 e 5 anos residente no município de Belém começaram a ser vacinadas desde o dia 18 de julho. A partir da semana seguinte, também as pessoas com idade a partir de 30 anos passaram a ser imunizadas com segunda dose de reforço (quarta dose).

Covid-19 

Em Belém,a vacinação contra o coronavírus está liberada para crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, assim como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que estão com a terceira dose atrasada. A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior.

Quarta dose

A segunda dose de reforço (quarta dose) também está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas com 30 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Influenza

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar, ainda mais, na cobertura vacinal.

Os grupos alvo dessa etapa do programa vacinal são crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa também são grupos prioritários.

Sarampo 

Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Onde se vacinar (de segunda, 08, a sexta-feira, 12):

Hospital do Exército:Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18hHospital de Aeronáutica:Segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17hHospital Naval:Terça e quinta, das 8h às 12hNas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento é das 8h às 17h.Nos shopping centers Parque e Pátio Belém, as vacinas estão disponíveis no horário das 9h às 19h.

Veja ainda onde se vacinar Foto: (Foto: João Gomes/Agência Belém)

MAIS ACESSADAS