O Portal Diário On Line (DOL) foi um dos 100 veículos de comunicação brasileiros selecionados para participar do programa Local Lab, da Google News Initiative (GNI), que apoia e incentiva o crescimento sustentável de empresas jornalísticas em todo o país, permitindo que elas continuem a produzir conteúdo jornalístico local, combatendo “desertos de notícia” e enfrentando a desinformação em suas comunidades.

As equipes selecionadas receberão, ao longo de 10 meses (agosto deste ano e seguem até março de 2023) apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios. Contarão ainda com apoio dos especialistas e consultores, as empresas jornalísticas também terão a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios.

O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).

Os 100 veículos selecionados participarão de sessões de mentoria pelas associações, além de uma série de workshops abertos a todo ecossistema de notícias sobre compreensão da audiência e o perfil do leitor brasileiro, além de melhores práticas para o trabalho jornalístico no digital.

Adeílson Pinheiro, analista de TI do grupo RBA, avalia que ser um dos 100 veículos do Brasil escolhidos para participar do projeto é um claro sinal de que o Google identificou reais possibilidades de crescimento do DOL, principalmente, no contexto digital. “E poder contar com a consultoria de renomados profissionais indicados pelo Google certamente trarão ao DOL uma nova experiência de imersão para oferecer aos seus leitores um conteúdo sempre relevante, de qualidade e comprometido com a veracidade dos fatos”

Mauro Neto, editor executivo do DOL, diz que a escolha do portal para integrar o programa de treinamento e capacitação do Google é importante porque envolve não apenas o aspecto jornalístico, mas também o de captação de recursos o que, segundo ele, valoriza ainda mais o conteúdo produzido.

“O que nos deixa mais felizes é que concorremos com mais de 10 mil sites de todo o Brasil e conseguimos ficar entre os 100. Mas é importante lembrar que antes dessa escolha, o DOL já era parceiro da empresa no projeto ‘Google Destaques’, onde fomos o sexto portal do país a ser convidado a ser parceiro do Google, o que reforça a qualidade do nosso conteúdo”, reforça.

Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA, destaca que o DOL ter sido escolhido pelo Google para o projeto agrega, acima de tudo, conhecimento para quem faz e desenvolve a ferramenta. “O Google é uma referência indiscutível na Internet e sermos um portal parceiro da multinacional de serviços on-line e software é um privilégio que coloca o DOL entre os maiores portais do país”.

Ele ressalta que a parceria é uma oportunidade única do portal, crescer, evoluir e se aprimorar no seu conteúdo e nos serviços que presta ao público leitor de uma maneira geral. “Ao final de todo esse processo com certeza o DOL dará um salto considerável no aspecto tecnológico e de conteúdo”, antecipa.

Redação Integrada DOL, Diário do Pará e RBATV Foto: Wagner Santana / Diário do Pará

MAIS ACESSADAS